Especial 40 anos

Real: o plano que funcionou

Proposta de FHC estabiliza a inflação e coloca a economia brasileira em outro patamar

Crédito: foto: Eraldo Peres/CB/D.A Press

O VALOR DO REAL - O prestígio com o fim da inflação fez FHC chegar à Presidência (Crédito: foto: Eraldo Peres/CB/D.A Press)


Brasil/Economia  1994

Com uma inflação anual de quase 2.500% e constantes reajustes de preços, os brasileiros protegiam o seu poder de compra, no início dos anos 90, correndo ao supermercado assim que recebiam o salário. Depois de uma série de planos econômicos mal sucedidos, nos quais já haviam sido transformados em fiscais de José Sarney e visto suas poupanças serem confiscadas por Fernando Collor, a população olhou com certo ceticismo quando um grupo de economistas, capitaneados pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, em 1994, anunciou o Plano Real durante o governo Itamar Franco.

Em primeiro lugar, não haveria um pacote surpresa, lançado durante a noite. Todos os passos seriam anunciados com antecedência e os objetivos, perseguidos um a um. Buscou-se dar algum equilíbrio às contas públicas, ao mesmo tempo em que se tentava acabar com a indexação e seu efeito inflacionário. Foi adotado um mecanismo complexo chamado URV (Unidade Real de Valor), por meio do qual salários e contratos eram calculados. Os reajustes de preços passaram a ser negociados com as indústrias, a partir de suas planilhas de custos. A economia foi ainda aberta e o câmbio mantido artificialmente valorizado para facilitar importações. A política monetária permaneceu com os juros em 45% ao ano para retirar dinheiro do mercado. Como resultado, a inflação que em junho de 1994 beirava os 47% caiu para 6% no mês seguinte.

Transparência

“Eu era adolescente mas, o que mais me chamou a atenção foi a transparência com a qual o plano foi anunciado”, diz Humberto Laudares, 36 anos, especialista em política pública e fundador do Onda Azul, movimento de participação da sociedade civil, formado principalmente por profissionais liberais. “Quando a população aceitou o plano e se sentiu dona dele, sua realização foi muito mais eficiente.”

Sem o efeito inflacionário, um grande contingente de pessoas entrou no mercado consumidor. “O efeito na renda do trabalhador foi enorme”, diz Lauderes. “Como muitos não tinham acesso a bancos, nem como corrigir o valor do dinheiro, a queda na inflação trouxe grande redução na desigualdade social.” Além disso, empresas começaram a fazer planejamento de longo prazo, com aumento nas taxas de emprego. Fernando Henrique acabou sendo eleito presidente por duas vezes.
Para Lauderes, o Real deixou outras lições. A primeira: para ser um servidor público que faça a diferença, é preciso ter um bom preparo intelectual. A segunda aula é que bons líderes chamam a responsabilidade para si. “A geração constituinte não deixou sucessores e, nessa falta de liderança, há um impasse sobre o que irá acontecer”, diz ele. “Chegou a hora de estabilizar a política, como o Real fez com a economia.”

“O efeito na renda foi enorme. Como muitos não tinham acesso a bancos, a queda da inflação trouxe uma grande redução na desigualdade social” Humberto Lauderes, 36 anos, fundador do Movimento Onda Azul
“O efeito na renda foi enorme. Como muitos não tinham acesso a bancos, a queda da inflação trouxe uma grande redução na desigualdade social” Humberto Lauderes, 36 anos, fundador do Movimento Onda Azul

 


+ MS: Homem que revelou amante pouco antes de ser intubado deixa UTI-covid
+ Ratinho critica Dudu Camargo: ‘Só o Silvio gosta dele’



Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS