Questões políticas nos Estados Unidos, como a reforma do sistema de saúde, podem ameaçar a capacidade do Federal Reserve de manter uma recuperação sustentável, alertou hoje Dennis Lockhart, ex-presidente do escritório regional de Atlanta do banco central norte-americano.

Segundo o ex-dirigente, que deixou o cargo em fevereiro, essas preocupações políticas podem tornar mais difícil a tarefa do Fed exatamente no momento em que ele começa a retirar a série de estímulos que adotou em resposta à crise de 2008, como os juros próximos de zero e o aumento do balanço.

Apesar de a economia dos EUA se encontra em uma posição forte, Lockhart, que falou em um evento do Credit Suisse em Hong Kong, alertou que o clima político parece não ser positivo para a implementação de políticas que lidem com desafios demográficos de longo prazo, como o envelhecimento da população.

“Sou agnóstico sobre se medidas fiscais… reformas tributárias gastos em infraestrutura serão suficientes para entregar a promessa (feita pelo presidente Donald Trump) de crescimento entre 3% e 4% ao ano”, disse. “Eu seria mais aberto e estratégico sobre a imigração e como ela pode contribuir para o crescimento econômico”, completou, citando o Japão como um exemplo do efeito do envelhecimento sobre a economia local. Fonte: Dow Jones Newswires.