Quando há uma aproximação das empresas com a formação e capacitação profissional, a transformação social se fortalece e o Rio de Janeiro tem um grande exemplo que inspira muitas iniciativas pelo Brasil afora.

O Projeto Galpão Aplauso é um espaço criado para viabilizar programas, projetos e ações sociais nas áreas de educação, arte e cultura, beneficiando jovens de comunidades da Baixada Fluminense e zona oeste do Rio de Janeiro. Por meio de uma metodologia humanista, ética, artística e empreendedora, o projeto promove a capacitação e inserção no mercado de trabalho de mais de 11 mil jovens entre 17 e 29 anos.

Lojas Americanas é parceira do projeto no curso profissionalizante de logística, contribuindo para transformar a vida de muitas famílias. O curso, que tem grande potencial de empregabilidade, visa formar profissionais para exercerem as seguintes funções: auxiliar operacional, operador de empilhadeira, conferente logístico e assistente de qualidade. Ao ingressar no curso, os alunos passam por uma intensa formação profissionalizante, teórica e prática, e tem a experiência de atuar em um minicentro de distribuição, idealizado pela equipe da Lojas Americanas especialmente para o curso.

Alunos recebem capacitação teórica e prática para entrarem no mercado de trabalho preparados (Crédito:Divulgação/Americanas)

Do total de mais de 300 jovens capacitados desde janeiro de 2015, 40% já estão empregados em 18 empresas e muitos em processos de seleção, comprovando a eficiência do ensino preparando os jovens para construírem o próprio futuro. Por meio desse incentivo, a Lojas Americanas mantém seu compromisso de promover o desenvolvimento social das áreas onde tem forte atuação, além de acreditar no potencial dos jovens brasileiros.