O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, viajará para a Faixa de Gaza em 2 de outubro, sua primeira visita desde 2015 àquele território, controlado pelo Hamas – anunciou o porta-voz do governo palestino nesta segunda-feira (25).

A visita faz parte dos esforços de reconciliação em curso entre a Autoridade Palestina e o movimento islamista Hamas.

Hamdallah “decidiu, após consultas com o presidente [da Autoridade Palestina] Mahmud Abbas, que o governo fará sua reunião semanal em Gaza na próxima semana”, declarou o porta-voz do governo Yussef al Mahmud em um comunicado divulgado pela agência palestina Wafa.

O premiê e os membros de seu governo “chegarão a Gaza na próxima segunda-feira (2) para começar a assumir o controle das responsabilidades governamentais, após o anúncio por parte do Hamas de que estava de acordo com dissolver o comitê administrativo e deixar que o governo assuma completamente suas responsabilidades”.

Reconhecida pela comunidade internacional, a Autoridade Palestina do presidente Abbas estava em luta aberta com o Hamas desde que foi expulsa por esse movimento da Faixa de Gaza. A medida quase causou uma guerra civil em 2007.