Rio de Janeiro - Anéis olímpicos decoram Estádio do Maracanã para cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – Anéis olímpicos decoram Estádio do Maracanã para cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)Fernando Frazão/Agência Brasil

O atleta que irá levar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Paralimpíada, no dia 7 de setembro, será escolhido pelos 287 atletas que compõem a delegação brasileira, por meio de eleição. Apenas 19 atletas de seis modalidades vão receber os votos, segundo critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O porta-bandeira deve ter pelo menos uma medalha de ouro em Paralimpíadas e não pode estar escalado para competir no dia seguinte à festa de abertura do evento.

Na última Paralimpíada, realizada em Londres, em 2012, o porta-bandeira foi o nadador Daniel Dias, que não poderá participar da eleição neste ano, já que tem competição marcada para o  dia 8 de setembro. Na Olimpíada deste ano, a porta-bandeira na cerimônia de abertura foi a atleta do pentatlo moderno Yane Marques, que foi escolhida pelo público, em uma enquete feita pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Segundo o comitê, na Paralimpíada, a votação será feita por meio do aplicativo de troca de mensagens Whatsapp e o nome escolhido será divulgado no próximo domingo (4).

Com a entrada de mais dois atletas da esgrima, a delegação do Brasil irá contar com 287 atletas, que vão disputar em 22 modalidades. O objetivo do Brasil é ficar em quinto lugar no quadro geral de medalhas. Os Jogos Paralímpicos 2016 serão transmitidos pela TV Brasil, em parceria com emissoras da rede pública de televisão dos estados.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Veja a lista de atletas que podem ser eleitos porta-bandeira da Paralimpíada:

Felipe Gomes – Atletismo

Lucas Prado – Atletismo

Roseane Ferreira (Rosinha) – Atletismo

Shirlene Coelho – Atletismo

Yohansson Nascimento – Atletismo

Dirceu Pinto – Bocha

Eliseu Santos – Bocha

Maciel Santos – Bocha

Jovane Guissone – Esgrima

Cassio Reis – Futebol de 5


Damião Robson – Futebol de 5

Gledson Barros – Futebol de 5

Jeferson Gonçalves – Futebol de 5

Raimundo Nonato – Futebol de 5

Ricardo Alves – Futebol de 5

Severino Gabriel – Futebol de 5

Antônio Tenório – Judô

André Brasil – Natação

Clodoaldo Silva – Natação


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias