Na terça-feira (23), uma usuária publicou em sua página do Facebook uma sequência de fotos do momento em que policiais armados abordam uma senhora que tomava sol em uma praia de Nice, na costa francesa — local onde um motorista de caminhão promoveu ataque no feriado do Dia da Bastilha, em julho, causando a morte de 86 pessoas.

A mulher é abordada por quatro homens, que em seguida retira a parte azul do traje. De acordo com o The Guardian, um dos oficiais faz anotações em um papel, o que indicaria uma ocorrência ou multa.

No mesmo dia, uma outra mulher relatou à agência de notícias AFP que havia sido multada por usar legging, túnica e lenço em uma praia em Cannes, onde estava com os filhos. O registro da multa dizia que ela não estava com uma “roupa que respeitasse a boa moral e o secularismo”.

Banhistas que testemunharam a cena também confirmaram o incidente à agência. “A parte mais triste é que algumas pessoas gritaram ‘vá para casa’, e outras aplaudiram a polícia. Enquanto isso, sua filha chorava”.

Leia também
Proibição de uso do burkini gera controvérsia na França
Autoridades muçulmanas pedem reunião de emergência com governo francês por crise do burkini