A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta terça-feira uma gangue de traficantes de drogas, em uma operação em que apreendeu 800 quilos de cocaína boliviana, seis aeronaves e cinco bens imóveis, incluindo um aeródromo.

A ação mobilizou 150 pessoas em 14 cidades, onde 17 pessoas foram presas. Outras sete foram levadas coercivamente para depor perante a justiça e um indivíduo continua sendo procurado, disseram as autoridades de Mato Grosso do Sul, onde ocorreu a maioria das prisões.

“Depois de dois anos de investigação, a PF considera que esta operação desarticulou o braço financeiro desta organização criminosa”, declarou à AFP um assessor da PF.

Durante a ação policial, foram capturados três membros da organização que tentavam transportar mais de 800 quilos de cocaína proveniente da Bolívia. A droga entrava no Brasil por via aérea e, em seguida, era distribuída na região sudeste do país por via terrestre.

As autoridades bloquearam 68 contas bancárias e apreenderam 35 veículos, incluindo aviões.

Os ativos totais sequestrados excedem 7,5 bilhões de reais.

A operação foi deflagrada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (centro-oeste); São Paulo e Minas Gerais (sudeste); e Paraná (sul).

O caso foi “batizado de ‘All In’, jogada de pôquer em que o jogador aposta todas as suas fichas em uma mão”, indicou a Polícia em um comunicado à imprensa.