Os futuros de petróleo operam em alta nesta manhã, recuperando-se de perdas na madrugada, em meio à crescente avaliação de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) provavelmente estenderá o atual acordo para conter a produção da commodity.

Às 8h28 (de Brasília), o barril do petróleo tipo Brent para dezembro subia 1,15% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 57,06, enquanto o do WTI para novembro avançava 0,53% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 50,93.

Há expectativas de que a Opep e dez grandes produtores de fora do grupo possam “significativamente estender os cortes na produção, ou até mesmo aprofundá-los”, segundo o economista de commodities da Capital Economics, Thomas Pugh.

Desde o começo do ano, a Opep e seus parceiros – que incluem a Rússia – vêm procurando reduzir a produção combinada em 1,8 milhão de barris por dia, como parte de uma estratégia para aliviar o excesso de oferta global do petróleo e impulsionar os preços da commodity. Em maio, o acordo foi prorrogado até março de 2018.

Nas últimas semanas, uma série de signatários do acordo têm mostrado disposição de manter os cortes na oferta até o fim do ano que vem.

Na sexta-feira (22), não houve decisão sobre o assunto durante reunião de produtores em Viena, mas espera-se que a questão volte a ser discutida durante outro encontro da Opep, marcado para novembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias