O astro do folk Paul Simon e o guitarrista Tom Morello, do grupo “Rage Against the Machine”, apresentaram-se na primeira noite do “Global Citizen Festival” em Nova York, com um show dedicado aos mais pobres.

O festival, que teve a primeira edição organizada há cinco anos e tem o objetivo de promover a luta contra a pobreza, terminará no sábado com apresentações de Rihanna e Metallica no Central Park.

Os ingressos para o “Global Citizen Festival” são atribuídos por sorteio a pessoas comprometidas com a luta contra a pobreza extrema por meio da plataforma Global Citizen.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Mark Rutte, anunciou na quinta-feira por vídeo que seu país doará 50 milhões de dólares ao Conselho Colaborativo para o Abastecimento de Água e Saneamento, um programa da ONU.

Várias empresas, entre elas Microsoft, HP e Western Union, também anunciaram doações para missões humanitárias a favor dos refugiados sírios.

A organização Global Citizen, que reivindica mais de seis milhões de iniciativas em todo o planeta desde sua criação em 2012, foi inspirada pelo concerto para Bangladesh organizado em 1971 pelo ex-Beatle George Harrison.

No ano passado, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e o vice-presidente Joe Biden discursaram durante o festival.