O pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, foi resgatado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo após a lancha em que estava ficar à deriva em alto mar por cerca de 18 horas, a 15km da Ponta do Boi, em Ilhabela, no litoral norte paulista. O religioso estava acompanhado pelo genro e pelo marinheiro, condutor da embarcação.

A lancha, de 60 pés (18,28 metros de comprimento), apresentou problemas mecânicos por volta das 10 horas da última terça-feira, 17, mas o socorro foi solicitado aos bombeiros somente por volta das 22h.

O resgate foi feito na madrugada desta quarta-feira, 18, por volta das 3h, a oito milhas (12,8 quilômetros) da Ponta do Boi, ao sul do arquipélago de Ilhabela, local conhecido por diversos naufrágios, entre eles, o Príncipe de Astúrias, considerado o “Titanic brasileiro”.

Segundo os bombeiros, os três ocupantes foram resgatados e deixados, uma hora depois, em São Sebastião. Todos passam bem. O incidente aconteceu 10 dias após Santiago ter sido esfaqueado no pescoço e nas costas por um fiel durante um culto em São Paulo.

Férias

Após a agressão sofrida, o apóstolo estaria passando férias em uma mansão que teria adquirido recentemente em Ilhabela, onde funcionava um hotel de luxo, com píer e heliponto particulares, localizada ao sul da cidade.

Procurada, a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião não se pronunciou sobre o incidente e não informou as causas da pane – se elétrica ou seca -, se a embarcação estava com a documentação em dia ou se abrirá algum inquérito para apurar o ocorrido.

Sobre Valdemiro Santiago

Valdemiro Santiago
Reprodução

Valdemiro Santiago é um líder religioso brasileiro e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. Nascido em Palma, no estado de Pernambuco, em 1963, Santiago iniciou sua trajetória religiosa como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em 1998, ele deixou a IURD para fundar sua própria igreja, a Igreja Mundial do Poder de Deus. A igreja se tornou conhecida por seus cultos extravagantes e pelo uso de supostos poderes de cura e milagres.

Santiago já foi envolvido em diversas polêmicas, incluindo acusações de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e fraude. Em 2013, ele foi preso por posse ilegal de arma de fogo, mas foi solto após pagar fiança.

Apesar das controvérsias, a Igreja Mundial do Poder de Deus continua a ter muitos seguidores em todo o Brasil e também no exterior. Santiago é considerado por muitos como um dos líderes evangélicos mais influentes do país.