Mundo

Papa Francisco visitará túmulos de Pastorinhos em Fátima

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (20) a programação oficial da “peregrinação” do papa Francisco em Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, em ocasião ao centenário da aparição da Beata Virgem Maria na Cova da Iria à três crianças, Francisco, Jacinta e Lúcia.

O Pontífice deixará Roma às 14h (às 10h no horário de Brasília) do dia 12 de maio e seguirá para a base aérea de Monte Real, onde tem chegada prevista para às 16h20 local. Ainda em Monte Real acontecerá a recepção oficial e um encontro privado com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois da cerimônia, às 16h55 local, Francisco vai fazer uma visita à Capela da Base Aérea, onde seus antecessores, Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991) já rezaram.

O líder da Igreja Católica usará um helicóptero para se deslocar até o estádio de Fátima às 17h15. A viagem, com duração de 20 minutos, antecede o passeio em carro aberto ao Santuário de Fátima. O primeiro compromisso da agenda do Papa no Santuário será uma visita à Capelinha das Aparições, às 18h15 local, para um momento de oração, em seguida vai se recolher à Casa de Nossa Senhora do Carmo.

No entanto, às 21h30, o papa Francisco vai realizar uma saudação aos peregrinos fazendo a bênção das velas, na Capelinha das Aparições, seguida da recitação do Rosário.

No dia 13 de maio, no sábado, o primeiro compromisso oficial do Papa tem início às 9h10 local em um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, que acontecerá na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

A partir das 9h40, o Pontífice fará uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde os Pastorinhos de Fátima estão supultados. Em seguida, às 10h, Francisco vai celebrar a missa da peregrinação internacional, no Centenário das Aparições.

Durante a celebração, o Papa vai proferir sua única homilia em Fátima e dirigir uma saudação aos doentes. Às 12h30, Francisco almoçará com os bispos de Portugal, na Casa Nossa Senhora do Carmo.

A cerimônia de despedida está marcada para às 14h45, na Base Aérea de Monte Real, de onde parte o voo papal, às 15h00, em direção ao Aeroporto de Roma, com chegada prevista para às 19h05 local.

A viagem do papa Francisco para a cidade de Fátima foi confirmada no dia 17 de dezembro, em nota emitida pelo Vaticano.

Esta será a primeira viagem oficial do Pontífice a Portugal. No total, Francisco ficará 22horas e 40 minutos em Portugal e participará de quatro intervenções na Cova da Iria.