Faltou nos ensinarem um verbo na escola.
Para provar meu ponto, apresento três histórias reais.

Primeira:
Estou numa escola da classe média paulista.
Escola engajada, que abre vagas para alunos carentes da favela vizinha.
Uma atitude irrepreensível.
Caminho pelo pátio acompanhado por uma orientadora.
Crianças de vários níveis sociais brincam juntas.
Chegamos às cantinas.
São duas, uma de cada lado do pátio.
Na da esquerda, alunos brancos.
Na da direita, alunos negros.
Olho para a orientadora esperando uma explicação.
Sem que eu precise dizer nada, ela se adianta:
– Aconteceu. Eles se dividem assim e nós não interferimos.
Fico olhando a cena alguns minutos.
As crianças compram seus lanches e voltam a se misturar.
Naquele momento, lembrei de uma frase do antigo Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Hélio Luz, sobre como a população das favelas do Rio é pacata.
Algo como “O brasileiro é assim: você o tira da favela, ele volta, sem reclamar.”
O apartheid aqui é voluntário.
Não precisa muro.

Segunda:
Outra escola particular em São Paulo, vizinha de uma escola pública.
São separadas por um único muro.
Não existe nenhum contato entre as duas escolas além desse muro.
Só existe um ponto, na escola particular, que permite a visão do interior da escola pública.
Um corredor no alto do prédio, a caminho da cantina.
Ali, diariamente, todos os alunos da escola particular podem ver, num relance, os alunos da escola pública no pátio.
Certo dia, caminhando pelo corredor, noto que a altura do muro havia sido ampliada cerca de um metro.
Apenas o suficiente para tapar a visão da outra escola.
– É que estavam jogando pedras – explica a diretora.
– Então as crianças pobres jogam pedras nas crianças ricas e a solução é erguer um muro?
– Não. As crianças ricas é que estavam jogando pedras nas crianças pobres.
Foi o primeiro soco.
No queixo.
– Mas será que essa é a melhor solução? – perguntei sem acusar o golpe.
– Não. Não é. Por três meses, tentamos montar algum tipo de atividade entre as duas escolas para integrar os alunos. Quem sabe um campeonato de futebol. Mas a escola pública não tem diretor há meses.
Pausa para me recuperar do nocaute.
A escola pública é um navio sem rumo.

No meio da quarta maior cidade do mundo.
Duas escolas separadas por um abismo invisível.

Terceira:
Você deve lembrar de Michael Moore, o diretor americano premiado com o Oscar por documentários como “Bowling for Columbine”, “Fahrenheit 9/11”, entre outros.
Em seu mais recente trabalho “Where to Invade Next”, Moore viaja o mundo buscando ideias inovadoras, nos mais diversos setores, para ilustrar a decadência dos EUA.
Se está ruim para eles, imagine para nós, inevitável pensar.
Num dos segmentos do filme, Moore visita a Finlândia, que conseguiu saltar de posições intermediárias para o primeiro lugar no Ranking Mundial de Educação.
Além de diversas mudanças no sistema educacional, como a redução de horas na escola e o fim das lições de casa, a atitude que mais chama a atenção é que na Finlândia não existem escolas particulares.
Segundo os finlandeses, com essa medida, a população exigiu ensino de melhor qualidade nas escolas públicas, uma vez que todas as classes sociais agora dividem as mesmas salas de aula.
Fico pensando o que aconteceria por aqui, com nossos muros invisíveis e com a incapacidade do Estado em garantir ensino de qualidade nas escolas que já administra.
Salvo a atitude heróica de professores dedicados, nosso ensino é um caos.
Me dou conta de que o problema, na solução finlandesa ou no caos brasileiro, não está no formato, no método, na escola pública ou privada.
Está no verbo da óbvia frase “a população exigiu ensino de melhor qualidade”.
Exigir.
Faltou nos ensinarem isso.