Rir de louco é sacanagem. Mas desculpem os muito politicamente corretos, tem risada que não dá para segurar – e, no caso em questão, a loucura do ex-presidente condenado Lula e da ex-presidente escorraçada Dilma não é doença, é demagogia e populismo mesmo. Dá então para gargalhar do ridículo da cena. Eles foram coroados na semana passada na cidade pernambucana de Brasília Teimosa, uma pequena e pobre comunidade na zona sul do Recife. E lá estiveram obedecendo o itinerário estabelecido para esse incrível exército de Brancaleone, que segue levantando poeira na estrada na tentativa de convencer os pobres coitados das palafitas de que a dupla petista ainda lhes é a salvação da pátria – embora, convenhamos, já não consigam convencer sequer eles próprios de absolutamente nada. O exército de Brancaleone em foco é a caravana do PT, que não enxerga o óbvio: para Lula e Dilma, Brasília morreu, mas teimosa, isso a ex continua a ser; e o ex, teimoso. A coroa que a gente humilde e sofrida, sob garoa forte, lhes colocou na cabeça dá-lhes o simbólico e folclórico título de rei do maracatu, ritmo excelente no nosso carnaval. É só isso. Parece, no entanto, que Lula e Dilma levaram a coisa a sério, sentiram-se empoderados com a coroa, sentiram-se mesmo imperador e imperadora de Pindorama (a espada na mão, talvez tenha sido a espada!). E aí Lula fingiu coragem: quando indagado sobre se tem medo de ver confirmada em segunda instância a sua condenação no caso do tríplex propinado, ele esgrimou: “Sergio Moro é problema dos meus advogados”. E apelou, de chorar: “Não façam dos meus problemas um problema de vocês”. Ao seu lado, Dilma, coroa de maracatu fora do carnaval, exibia um sorriso nem de rainha nem de súdita – apenas um meio riso de quem não está nem aí.

40%

dos brasileiros que vivem nas grandes cidades do País dizem que é alta a possibilidade de organizações criminosas estarem instaladas na vizinhança dos locais em que moram. As regiões sudeste e nordeste são as que mais se preocupam com esse risco. 60% dos que consideram essa hipótese integram economicamente as classes A e B. A pesquisa é do Fórum Brasileiro de
Segurança Pública.

MISSÃO DE PAZ
Haiti chora o adeus dos militares brasileiros

REGRESSO Essa foi a última inspeção do Exército do Brasil numa favela haitiana (Crédito:HELVIO ROMERO)

Começou na semana passada a despedida das tropas brasileiras no Haiti – ao longo de treze anos elas integraram e comandaram a missão de paz criada pela ONU. Os nossos soldados regressarão aos pocuos e a operação será definitivamente encerrada no próximo mês sob o lamento dos haitianos que temem o recrusdecimento da violência. Na verdade, ela abrandou, mas ainda existe. Segundo o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro, comandante das Forças da ONU, os próprios brasileiros sofreram na semana passada ataques de criminosos em Port-de-Paix. “O Haiti jamais estará cem por cento”, diz ele. Violência por violência, não custa indagar sobre o Rio de Janeiro. Ajax é categórico: “prefiro aplicar nossa experiência em missão de paz na África. O combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro tem de ser feito pela polícia de lá”.

54.600 atendimentos médicos foram feitos or tropas brasileiras

160 poços artesianos foram perfurados por nossos soldados

R$ 2,5 bilhões foram gastos em treze anos pelo Brasil no Haiti

RELIGIÃO
Chapecó e o papa


Jogadores do Chapecoense, entre eles Alan Ruschel e Jakson Follmann (foto) que sobreviveram ao acidente aéreo que praticamente matou todo o time em novembro do ano passado, foram recebidos e abençoados pelo papa Francisco, na Praça de São Pedro, na quarta-feira 30. Diversos diretores do clube estiveram presentes na audiência. A delegação, composta por oitenta pessoas, presenteou o pontífice com uma bola verde e branco (as cores da equipe). “Ser abençoado pelo papa foi um momento histórico, poder estar perto dele e tocá-lo. Essa manhã ficará para sempre guarda em minha emoção”, disse Follmann. Francisco abençoou também fotos de jogadores mortos no acidente.

POPULAÇÃO
Brasil e Borá

O IBGE divulgou a nova estimativa da população brasileira: 206.081.432 habitantes (em 2015 éramos 204.450.649). O estado mais populoso é São Paulo, com 44.749.699 pessoas. A cidade brasileira com menor população é a paulista Borá. Creceu em uma pessoa de 2015 para cá: tinha 838 habitantes, está com 839.

COMPORTAMENTO
Luiz Estevão emprega Pizzolato


Colegas de cela no presídio da Papuda, em Brasília, o ex-diretor do BB Henrique Pizzolato e o ex-senador Luiz Estevão terão agora relação de patrão e empregado – quem vai mandar é Estevão. A Justiça autorizou Pizzolato a sair da cadeia durante o dia para trabalhar. O MP está estranhando o fato de o emprego ser na Rádio OK FM. O dono da rádio é Estevão.

RIO DE JANEIRO
Bala perdida. Deus faz o que pode!

Domingos Peixoto

Mais três pessoas morreram no Rio de Janeiro, em quarenta e oito horas, vítimas das chamadas balas perdidas – e só por milagre não foram cinco mortes: um projétil, no bairro do Botafogo, entrou pela janela de um apartamento, passou sobre a cabeça de uma criança que via televisão, ricocheteou na parede e caiu sem força ao lado do berço onde dormia um bebê. A sorte não apadrinhou outras pessoas, entre elas o adolescente Denilson Moraes, 16 anos, que levou um tiro enquanto trabalhava num ferro-velho. Seus familiares se desesperaram e se revoltaram (nem podia ser diferente) em seu sepultamento (foto).