VENEZA, 23 FEV (ANSA) – Esta quinta-feira (23) foi um dos dias mais especiais do Carnaval de Veneza, o “giovedi grasso” (“quinta-feira gorda”, em tradução livre), a última quinta antes da quaresma, por ser comemorado, pela primeira vez, no Campo Santa Margherita.   

A iniciativa foi realizada graças à associação “Companhia de Arte das Máscaras”, que organizou o tradicional baile de máscaras, que acontece desde 1162, com a celebração da vitória do doge Vitale Michiel II, , que exercia um poder quase absoluto, sobre o patriarca di Aquileia.   

Na época, após a derrota os sucessores do patriarca tiveram que enviar um presente para o doge, que incluia um touro, 12 pães e muitos porcos bem alimentados. No entanto, na praça pública, um ritual foi realizado e a cabeça do touro foi cortada.   

Por isso, durante todo o dia, na Praça San Marco, alguns estabelecimentos distribuem comidas e bebidas para parte dos italianos e turistas com máscaras e fantasias que lotam o local.   

Neste ano, o próprio público escolherá o vencedor da mais bela máscara graças à um mecanismo de votação de eliminação direta. O próximo acontecimento do carnaval veneziano será o Voo da Águia, no dia 26 de fevereiro, no qual será anunciada a “Maria” do Carnaval de Veneza 2018, que será o “anjo” do ano seguinte.   

(ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias