A escritora Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), conversa com os apaixonados por literatura nesta terça-feira, 19, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo. Ela participa do projeto ‘Sempre Um Papo’, que completa 30 anos em 2016. Mediado pelo gestor cultural Afonso Borges, o encontro com Nélida vai abordar “a gênese e os segredos da criação literária” a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Nélida foi a primeira mulher da História a presidir a ABL, em 1996. Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela estreou com o romance “Guia-mapa de Gabriel Arcanjo” (1961) e já ganhou prêmios como o Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, pelo seu livro “O Pão de Cada Dia” (1997), e o Jabuti por “Vozes do Deserto” (2005). No âmbito internacional, Nélida chegou a ganhar o prêmio Ibero-Americano de Narrativa Jorge Isaacs, da Colômbia, em 2001, quando a premiação foi entregue pela primeira vez a um autor de língua portuguesa.

O tema do encontro destaca a história da criação literária da escritora, como suas inspirações, acertos e erros, e o seu processo de escrita. Os ingressos precisam ser retirados no Sesc com 1 hora de antecedência.

SEMPRE UM PAPO COM NÉLIDA PIÑON

Dia 19 de julho, terça, às 19h30. Al. Nothmann, 185 – Campos Elíseos.