Recebi o seguinte e-mail de Emeli Miotto.

“Escrevo pois preciso de sugestões!
Atualmente possuo um Ford Focus S 1.6 com câmbio powershift 2014. O carro não tem dois anos ainda é já tem 50.000 km. Ando bastante em estrada, viajo a trabalho e levo bastante bagagem. Estou interessada em trocar somente por causa da quilometragem. Em mais um ano, esse carro terá próximo de 80.000 km, e quero fugir da oficina. Enfim, minhas necessidades são as seguintes: porta-malas grande (apesar de não ter filhos e viajar sozinha), câmbio automático (mínimo seis marchas), airbag lateral também, um bom sistema de conexão do celular com o carro. Manutenção acessível, principalmente o esquema de revisões (a Ford cobra 600 reais na revisão pra trocar o óleo). Gosto muito da estabilidade do Focus na estrada. Eu gostaria de gastar R$ 70.000.”

AS SUGESTÕES

Eu estava pronto para dizer: em que time que está ganhando não se mexe, portanto compre outro Focus. Mas, quando fui pesquisar, vi que a Ford eliminou da linha 2016 o câmbio PowerShift (um automatizado de dupla embreagem tão bom quanto os automáticos) nas versões 1.6 do Focus. Por isso, com os R$ 70.000 propostos, é impossível manter o nível. O Focus mais barato (manual) custa R$ 72.490. Para ter um automático, é preciso gastar R$ 86.890 no Focus 2.0 SE Plus. Existe uma opção mais barata, por R$ 80.390, que é o Sedan SE (mas só tem dois airbags). Em resumo, a Ford deixou você sem opção!

Sendo assim, a alternativa dentro da linha Ford é o New Fiesta, que também é um bom carro. Segundo a montadora, muitos consumidores estão fazendo um “downgrade” devido à crise. Ou, digo eu, devido à alta dos preços! O New Fiesta não é tão estável quanto o Focus, mas também é um carro honesto e bonito. Por R$ 69.490, você poderia levar um New Fiesta 1.6 PowerShift Titanium. Ele tem os sete airbags que você procura, quase a mesma potência que o seu carro atual (130 contra 135 cv), tela com multifunções (mas bem ultrapassada), boa conectividade com bluetooth, controle de estabilidade, rastreador e até piloto automático. O problema, além do espaço interno, é o porta-malas de apenas 281 litros (são 35 litros a menos que seu Focus hatch atual).

Ford Fiesta Sedan Titanium: uma das poucas opções com câmbio automático, porta-malas grande e sete airbags por menos de R$ 75.000
Ford Fiesta Sedan Titanium: uma das poucas opções com câmbio automático, porta-malas grande e sete airbags por menos de R$ 75.000

Para resolver o problema do porta-malas, teria que optar pelo New Fiesta Sedan, que tem 465 litros de capacidade. Só que o preço da versão Titanium, completinha, passa a ser de R$ 74.190. Se quiser a versão SE Plus, ela sai por R$ 67.990, com os mesmos sete airbags, porém com menos equipamentos de conectividade. Como nas outras marcas também não tem nada parecido com todas as características citadas, parece que a melhor saída é comprar um New Fiesta Sedan topo de linha e colocar uns R$ 4.000 a mais.

Levei seu caso ao conhecimento do novo gerente geral de marketing da Ford, Maurício Greco, e ele me disse que seu irmão também tem um Focus S 1.6 que “não troca por nada”. Entretanto, a Ford decidiu eliminar o câmbio PowerShift das versões 1.6 porque “havia pouca demanda”.