Edição nº2479 15.06 Ver edições anteriores

Mudando de vida

79

Mudando…

Pela primeira vez desde que foi lançado, o governo federal conseguiu zerar neste mês de janeiro a fila dos que esperam se tornar beneficiários do Bolsa Família. Mas isso só foi possível depois do pente fino feito para cortar aberrações de gente que não necessitava da ajuda governamental e mesmo assim recebia os recursos públicos. Essa revisão abriu espaço para atender mais brasileiros. Mas, claro, trata-se de um cadastro dinâmico, em que a tendência é que novas filas se formem. Em janeiro, apenas três meses após as eleições municipais, o governo recebeu, graças à parceria firmada no ano passado com o Tribunal Superior Eleitoral, informações sobre todos os integrantes do BF que se elegeram. Com esses dados, os eleitos são automaticamente cortados do benefício.

…de vida

Após o cruzamento de dados do TSE com o cadastro de beneficiários do Bolsa Família, foram detectadas 1.600 pessoas eleitas em 2016 que integram famílias auxiliadas. São cinco prefeitos, 25 vice-prefeitos e 1.570 vereadores. Foram registrados casos em 1.265 cidades. Em Rondolândia (MT), prefeito e vice eram do programa.

Mais ágil

Em anos anteriores, o governo federal chegava a pagar até um ano de benefício do Bolsa Família para candidatos que haviam sido eleitos e estavam recebendo salários que extrapolavam o teto do programa. Nesse caso, configurava pagamento irregular. É que o TSE não disponibilizava com agilidade as informações para cruzamento.

Candidatos de Teori

83

Os nomes que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki defendia e pelos quais fazia campanha quando Dilma Rousseff procurava um substituto para Joaquim Barbosa eram: Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça, Fernando Quadros, do Tribunal Regional Federal da 4ª região, e o advogado Heleno Torres. Este último já está descartado pelo presidente Temer, por ter sido contra o impeachment.

Rápidas

* O trabalhador começa a ficar mais otimista. Pesquisa de fim de ano da Catho, maior site de empregos do país, mostra que 59% dos brasileiros acreditam que 2017 será mais próspero do que 2016. E 64% esperam conseguir um aumento salarial ainda neste ano.

* Dos entrevistados, 55% apostam que a empresa onde trabalham fará contratações este ano e 60% acreditam que investir em qualificação é o melhor caminho para começar 2017 com mais chances de evolução na carreira.

* Não são poucos os que tentam “fritar” o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para Michel Temer dizendo que o pastor da Assembleia de Deus não se comunica direito como chefe da pasta ou que não vai bem no cargo.

* O presidente tem dois argumentos para resistir à troca. Nogueira entregou uma proposta de reforma trabalhista com apoio costurado entre patrões e empregados. E ainda continua sendo o nome preferido do PTB.

TOMA LÁ DÁ CÁ
Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social

81
Como estão as parcerias do Bolsa Família para ajudar brasileiros a sair da dependência do benefício?
Estão indo muito bem com Sistema S de um modo geral, Sesc, Sesi, também ótimo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Só estamos com muita dificuldades com o Sebrae.

Por que dificuldades com o Sebrae?
O Sebrae está muito elitizado, não está colaborando com os mais pobres. Parece estar mais voltado à classe média. Estou há oito meses em longas e improdutivas conversas, mas sem muito resultado.

Falou com o presidente da entidade, Guilherme Afif?
Já tentei falar com ele, mas ele não está ajudando. Já até
me queixei com o ministro Gilberto Kassab, que é presidente do PSD, mesmo partido do Afif. Poderiam ajudar com
os programas de inclusão produtiva. Essas conversas eram para estar bem mais adiantadas.

Armas apontadas

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho está juntando informações para tentar desmentir o atual, Luiz Fernando Pezão, que trabalha para fechar acordo de recuperação fiscal do Estado. Garotinho diz que Pezão deixou de fazer reconhecimentos de dívidas com fornecedores. E promete divulgar estudos que mostrarão dívida no estado maior do que a anunciada oficialmente. Fora das rádios, Garotinho está transmitindo dois programas ao vivo pelo Facebook, em que, entre outras coisas, fala mal de Pezão e de Sérgio Cabral.

UFA!!
85
A NBS, uma das maiores agências de publicidade do País, respira aliviada. Conseguiu se livrar do VP Dudu Godoy e, consequentemente, do ranço petista que, naturalmente, o executivo carregava com ele. A notória ligação de Godoy com o PT foi sempre uma fonte inesgotável de dor de cabeça para a empresa.

Whitesnake

84

Rogerio Rosso, que perdeu apoio do seu próprio partido, o PSD, à sua campanha para a Presidência da Câmara, está criando banda de hard rock. Chamará  Pétrea. Ele é multinstrumentista.

 


Mais posts

Ver mais