A MTV convidou seus fãs ao redor do mundo, nesta quarta-feira, para que façam covers de músicas famosas. O vencedor poderá estrelar um videoclipe original.

O pioneiro canal de música anunciou o concurso antes do Video Music Awards (VMA), que acontecerá no domingo (28) em Nova York. A iniciativa é voltada para os telespectadores da rede nos mais de 120 mercados fora dos Estados Unidos.

O canal anunciará a música a cada mês. Para entrar na competição, telespectadores internacionais precisarão fazer upload dos covers no YouTube e deixá-los online para serem o “MTV Cover do Mês”.

A MTV Internacional irá escolher a cada mês o vencedor através do canal de televisão e ele ganhará um troféu.

Eles também selecionarão o vencedor do ano, que irá estrelar um videoclipe original – produzido e promovido pela MTV.

A primeira música do concurso, que será aberto depois da festa de gala no domingo, é o sucesso “I Took a Pill in Ibiza”, de Mike Posner.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A canção já passou por uma transformação. Posner a escreveu como uma música pop, com uma guitarra leve mas – fiel ao som de Ibiza – entrou nas paradas como uma música eletrônica.

“Eu sou super a favor de ajudar na criatividade e na autoexpressão”, falou Posner, que irá selecionar o vencedor pessoalmente, em uma declaração.

A vice-presidente sênior da MTV, Kerry Taylor, afirmou que o concurso faz parte de uma abordagem do canal de preservar a sua identidade como marca global, enquanto encoraja uma essência local.

“Nosso foco é em grande parte ser uma marca mundial, mas com ressonância local”, disse Taylor à AFP.

Taylor afirmou que a MTV está aberta a covers de todo o mundo, inclusive com adaptações com características regionais.

“Quando você olha para o tipo de sucesso das pessoas que fazem covers no YouTube e quanto a nossa audiência universalmente ama música, vi que um concurso poderia funcionar tão bem na Ásia como nas Américas”, disse ela.

A MTV revolucionou a indústria da música com seu lançamento em 1981 ao relacionar um componente visual com as músicas pop, mas o canal começou a se focar largamente na cultura jovem.

A MTV Internacional foi rebatizada no ano passado, em parte devido ao rápido envolvimento com a cultura jovem das mídias sociais, como pelo aumento das sensações mundiais do YouTube.

Como parte da mudança, a MTV Internacional tem utilizado um conteúdo gerado pelo usuário – chamando-o de #mtvbump – inúmeras vezes por semana.

A MTV também tem produzido continuações internacionais de suas populares séries como “Jersey Shore” e “Ridiculousness”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias