Esportes

Mineirinho avança às quartas e Medina é eliminado por Jadson em Trestles

Em dia de ondas pouco inspiradoras em Trestles, o surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, brilhou nesta quarta-feira ao garantir sua vaga nas quartas de final da etapa do Circuito Mundial disputada na Califórnia, nos Estados Unidos. Já Gabriel Medina se despediu ainda na terceira fase, eliminado pelo compatriota Jadson André.

Mineirinho começou o dia despachando o australiano Josh Kerr por 12,77 a 12,03, pela terceira fase. Com o triunfo, o campeão mundial de 2015 avançou às oitavas, quando anotou 16,80 e eliminou o havaiano Sebastian Zietz (11,37) e Jadson André (16,07). O resultado assegurou Mineirinho nas quartas de final. Seu próximo adversário ainda não foi definido.

Antes de duelar com o campeão de 2015, Jadson superou o campeão de 2014. Medina não passou do 14,80 e foi eliminado da disputa porque o compatriota obteve 15,76. Foi o melhor resultado de Jadson na temporada até agora. Para Medina, o tropeço precoce reduz suas chances de brigar pelo título. Ele deve cair da sétima colocação.

Além de Medina, se despediram na terceira fase Italo Ferreira, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo, que foi batido por Filipe Toledo. John John Florence, o campeão de 2016, e o sul-africano Jordy Smith, atual líder do campeonato, também avançaram às oitavas de final.

A terceira fase foi marcada ainda por uma polêmica, envolvendo Mick Fanning. O australiano foi batido pelo norte-americano Kanoa Igarashi na bateria 9. Porém, os juízes reviram o resultado depois que o tricampeão mundial reclamou do resultado. A arbitragem anotou uma interferência de Igarashi e anulou a bateria, que será disputada novamente nesta quinta.

Pelas oitavas de final, o português Frederico Morais (17,17) bateu o australiano Adrian Buchan (16,10) e Jordy Smith (16,30), que se manteve na disputa. Competirá na repescagem nesta quinta, em busca da vaga nas quartas. Os demais confrontos das oitavas serão realizados também nesta quinta, incluindo o duelo de Filipe Toledo contra os australianos Bede Durbidge e Julian Wilson.