MILÃO, 20 SET (ANSA) – Por Gioia Giudici – Pessoas que correm como se o mundo fosse acabar amanhã, um tráfego de balões passando pela cidade, a Piazza della Scala transformada em um jardim: a semana de moda começa e Milão se torna um redemoinho de desfiles.   

Um calendário restrito, seis dias que são praticamente cinco, de 20 a 25 de setembro, tudo muito comprometido. Entre os primeiros eventos realizados ontem (19) está o prêmio da revista Chi, organizado por Cristiana Schieppati, dedicado a blogueiros e jovens , e a apresentação da Smart Couture di Motivi, desenhada por Francesco Scognamiglio, forçando a se dividir entre a Piazza Duomo e a sede de sua marca para fazer os últimos retoques de seu desfile, programado para hoje (20).   

Com poucos passos de distância, em frente ao Palazzo Marino, os caminhoões descarregam as últimas plantas botânicas que acompanham a primeira edição do “Green Carpet Fashion Awards”, o Oscar da moda sustentável, organizado na 24ª noite da Fashion House, evento da semana de moda para modernidade e glamour.   

Entre as festas ainda há a da Vogue, com direção artística de Riccardo Tisci, no dia 22 de setembro, no restaurante Scalo Farini. O tema é “The new beginning” (“O novo começo”, em tradução livre), com um código de vestimenta “black tie”. Também é celebrado na Missoni os 20 anos da direção criativa de Angela Missoni, com uma festa na fábrica Orobia, além dos 25 anos da marca de Izumi Ogino. Alessandro Dell’Acqua também está envolvido. Com 21 anos de profissão e uma marca chamada N21, a comemoração é uma obrigação.   

Ferragamo, no entanto, desfila de tarde até a noite no Palazzo Mezzanotte e na Piazza Affari. A ocasião é o lançamento da nova fragrância feminina Amo Ferragamo, que será apresentada às luzes do designer Ingo Maurer. Um percurso de instalações criadas pela arquiteta espanhola Patricia Urquiola e a música ao vivo do grupo Clean Bandit.   

Ainda hoje, 20 de setembro, é possível ver nas passarelas Grinko, Atsushi Nakashima, Alberto Zambelli e Cristiano Burani.   

Além de Gucci, que contará com um desfile psicodélico anunciado por um convite com uma lata verde decorada com um dragão com velas negras no interior. (ANSA)