O meia Marquinho, do Fluminense, será submetido a uma cirurgia no joelho direito para solucionar definitivamente uma tendinite patelar, problema que o departamento médico do clube carioca vinha buscando eliminar por meio de um tratamento conservador. Entretanto, devido às constantes dores, optou-se pelo procedimento cirúrgico.

Curiosamente, Marquinho completou 31 anos de idade nesta segunda-feira, data do anúncio da cirurgia que deverá afastá-lo dos gramados por cerca de quatro meses, de acordo com a previsão inicial divulgada no comunicado que o clube emitiu em seu site oficial.

O meio-campista está em sua segunda passagem pelo time tricolor e, em 2009, foi o autor do gol que livrou o Fluminense do rebaixamento no Brasileirão no empate por 1 a 1 com o Coritiba. O resultado provocou a queda da equipe adversária e desencadeou um tumulto nas arquibancadas e no próprio campo do estádio Couto Pereira, palco da partida, que teve o gramado invadido por integrantes de torcidas organizadas do time local.

O jogador, natural de Passo Fundo (RS), iniciou a carreira nas categorias de base do Palmeiras e também atuou pelo Botafogo e por clubes da Itália (Roma, Udinese e Hellas Verona), além do futebol árabe (Al-Ittihad e Al-Ahli).

E agora ele é mais um problema de lesão que o técnico Abel Braga enfrenta em seu elenco nesta temporada. Além dele, também estão afastados por contusão os zagueiros Gum e Renato Chaves, os volantes Pierre, Luiz Fernando e Douglas, além do meia equatoriano Sornoza.

O Fluminense entra em campo nesta segunda, às 20 horas, para enfrentar a Chapecoense, em Mesquita, cidade da Baixada Fluminense, em jogo que encerra a 11ª rodada do Brasileirão. A equipe ocupa a nova posição na tabela, com 15 pontos. Uma vitória colocará o time no G6, grupo dos seis clubes que obtêm vaga para a próxima edição da Copa Libertadores.