PEQUIM, 21 FEV (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, cumpriu seu primeiro dia da viagem de Estado à China nesta terça-feira (21) e afirmou as boas relações entre os governos das duas nações.   

“As relações entre Itália e China tem muitos espaços para o crescimento e nós queremos cultivá-los. Queremos fazer crescer a colaboração entre os dois países”, explicou Mattarella em uma conversa com os jornalistas antes de pousar em Pequim.   

Segundo o mandatário, ele e seus ministros – Angelino Alfano, das Relações Exteriores, e Graziano Del Rio, da Infraestrutura e Transportes – estão no país para “dar um passo adiante na colaboração entre Roma e Pequim, que é muito intensa sob vários perfis, do econômico-comercial ao cultural”.   

Ao encontrar representantes da comunidade italiana na China, Mattarella ainda destacou que a Itália “se faz presente” nesta fase de dinamismo na colaboração econômica e quer intensificar as trocas com os chineses.   

Nesta quarta-feira (22), serão assinados 13 acordos comerciais (de cerca de 5 bilhões de euros) e institucionais – especialmente na área cultural – entre o presidente Mattarella e seu homólogo chinês, Xi Jinping.   

O líder de Estado italiano seguirá no país, onde visitará ainda Xangai e Chongqing, até o próximo dia 26. (ANSA)