O espanhol Marc Márquez segue irretocável na etapa dos Estados Unidos da MotoGP, disputada no Circuito das Américas, em Austin. Neste sábado, o piloto da Honda confirmou o bom desempenho dos treinos livres de sexta-feira e ficou com a pole position ao anotar o tempo de 2min02s741.

Essa, inclusive, pode ser uma boa oportunidade para diminuir a desvantagem de 37 pontos para seu compatriota Maverick Viñales, da Yamaha, o atual líder da temporada. Apenas o oitavo na classificação geral, Márquez venceu as quatro corridas disputadas em Austin desde 2013, quando a etapa foi incluída no calendário da MotoGP. Conquistou, também, neste sábado, a sua quinta pole consecutiva.

Viñales, por sua vez, confirmou o bom momento e fez o segundo tempo do treino de classificação, apenas 0s130 atrás de Márquez. Vem, assim, em boa posição neste domingo para se manter na liderança isolada da temporada.

Vice-líder do campeonato, por sua vez, o italiano Valentino Rossi anotou o tempo de 2min03s673 e sairá em terceiro. O piloto da Yamaha será seguido pelo espanhol Dani Pedrosa, que marcou 2min03s866, e pelo francês Johann Zarco.

Já o italiano Andrea Dovizioso, terceiro na temporada, sairá apenas em sétimo, logo atrás do espanhol Jorge Lorenzo. Completando as dez primeiras posições ficaram, respectivamente, o alemão Jonas Folger e os britânicos Cal Crutchlow e Scott Redding.

Para garantir sua quinta pole consecutiva em Austin, Márquez teve um embate emocionante com Viñales, que usou sua volta final para assumir a ponta. O atual campeão, contudo, ainda teve tempo para dar o troco e levar a pole. A largada da etapa dos Estados Unidos da MotoGP esta marcada para as 16 horas (de Brasília) deste domingo.