A Uefa divulgou nesta terça-feira o valor dos prêmios pagos aos clubes que disputaram a Liga dos Campeões e a Liga Europa na temporada passada, 2015/16. Apesar de ter sido eliminado na semifinal, o Manchester City foi quem ficou com a maior bolada: 83,8 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 300 milhões.

Eliminado pelo campeão Real Madrid na semi, o City fica à frente dos espanhóis porque, na distribuição das cotas, a Uefa leva em conta também o valor pago pelos detentores dos direitos de transmissão em cada país, que é dividido pelo número de participantes daquela nação.

Campeão, o Real Madrid ficou com 80 milhões de euros, contra 76,2 milhões da Juventus, eliminada nas oitavas de final e beneficiada pelo contrato da TV italiana beneficiar só três clubes – contra cinco da Espanha, a maioria deles chegando longe. Só de TV a equipe de Turim ficou com 53 milhões de euros.

Por conta da divisão da cota da TV, o PSG, por exemplo, recebeu da Uefa mais do que o vice-campeão Atlético de Madrid (70,8 contra 69,6 milhões). Roma (68,4 milhões), Bayern de Munique (64,3 milhões) e Chelsea (69,1 milhões) também chegaram à casa dos 60 milhões – cerca de R$ 214 milhões. O Barcelona ficou com 54 milhões de euros.

Na Liga Europa, a liderança ficou com o Liverpool, vice-campeão, que recebeu 37,8 milhões de euros. Tottenham (20,8 milhões), Villarreal (16,4 milhões) e Lazio (15,3 milhões) aparecem na sequência do ranking. Campeão, o Sevilla ficou com 13,8 milhões de euros, apenas. O clube disputou a primeira fase da Liga dos Campeões, somando lá outros 21,1 milhões. No total, lucrou 34,8 milhões na temporada europeia.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias