Brasília, 27/4 – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta quinta-feira, 27, que espera definir nas próximas semanas o Plano Safra 2017/2018. Segundo ele, será discutida com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a questão dos juros do crédito ligado ao Plano Safra para o ano agrícola que começa em 1º de julho. O Ministério da Agricultura defende taxas inferiores a 5% ao ano.

“Não conseguimos ainda definir isso (os juros), mas o Plano Safra vai sair dentro dos prazos previstos”, disse Blairo. “Nesta semana eu tive uma reunião com o ministro Meirelles e definimos uma agenda para as próximas duas semanas, em que devemos ter definido este tipo de situação”, disse.

De acordo com Blairo, considerados os últimos cinco anos, em quatro deles os juros cobrados ao produtor foram negativos. “Ano passado já pagamos 3% de juros na agricultura. Se mantivermos os mesmos números, nós iríamos para 5% agora – um juro incompatível com a atividade agrícola de altíssimo risco, a céu aberto, como a nossa”, disse o ministro.

Blairo afirmou que o governo busca espaço fiscal para que o Plano Safra tenha o necessário. “Nas próximas semanas, a ideia é que a gente consiga fazer isso”, afirmou. “A agricultura defende taxas menores. O ministério entende que taxas positivas de 5% ao ano são muito onerosas aos produtores, principalmente quando você vai fazer investimentos de longo prazo”, acrescentou.

Cana-de-açúcar

O ministro da Agricultura afirmou ainda que o encontro que pretende ter com o setor canavieiro, na próxima semana, será apenas “para conversar”. “Vou ouvi-los”, afirmou Blairo, sem passar mais detalhes do compromisso.

Na próxima segunda-feira (1º), o ministro aproveitará sua participação na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), para realizar uma agenda com o setor sucroenergético. Após deixar a feira, ele segue para a fazenda Santa Isabel, em Guariba (SP), do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que produz cana-de-açúcar.