VARIEDADES

‘Lula’ é o nome mais pesquisado no Brasil em 2016, aponta retrospectiva do Google

Recife- PE- Brasil- 23/09/2016- Ex-presidente Lula em Recife, na manhã desta sexta-feira (23/09), onde participará de eventos políticos. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Em um ano tão cheio de acontecimentos, no Brasil e no mundo, o que mais despertou a curiosidade das pessoas? O gigante de buscas Google tem a resposta. A companhia acaba de divulgar a sua tradicional retrospectiva do ano baseada nas buscas dos internautas, chamada ‘Year in Search – 2016’ (O Ano nas Buscas).

Algumas já eram esperadas, como ‘Donald Trump’, o polêmico candidato que venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que lidera na categoria ‘pessoas’. Atrás dele estão Hilary Clinton (sua rival na disputa pela Casa Branca), Michael Phelps (nadador recordista olímpico), Melania Trump (futura primeira-dama dos EUA) e Simone Biles (ginasta que se destacou na Rio-2016). No Brasil, o nome mais buscado foi Lula, seguido de Ana Hickmann, David Bowie, Donald Trump e Fernanda Gentil.

Já outras buscas surpreenderam. Na categoria ‘o que é…?’, o termo mais buscado no Brasil foi ‘crush’ (um paquera). Seguido por ‘amor’, ‘substantivo’, ‘logradouro’ e ‘filosofia’.

Entre os termos os ‘top 10’ mais buscados no Brasil a lista dos cinco primeiros é ‘Pokemon GO’, ‘Jogos Olímpicos Rio 2016’, ‘Big Brother Brasil’, ‘Chapecoense’ e ‘Tabela do Brasileirão’.

Ainda no Brasil, na categoria ‘como fazer…?’, o termo campeão de buscas foi ‘amoeba’. Na sequência vem ‘inscrição Enem 2016’, ‘crepioca’, ‘bolo’ e ‘projeto de pesquisa’. Em ano de jogos olímpicos, a lista dos esportistas mais buscados é liderada por ‘Arthur Nory’, seguido por ‘Ingrid Oliveira’, ‘Michel Phelps’, ‘Usain Bolt’ e ‘Jade Barbosa’.

O termo Rio Olympics lidera as buscas mundiais na categoria ‘evento esportivo’ e ‘olympics’ foi o segundo termo mais buscado na categoria ‘notícias mundiais’, atrás apenas das eleições nos Estados Unidos (US Election).

‘Iphone 7’ aparece em duas categorias nas buscas globais. É o segundo em buscas gerais (atrás de Pokémon Go) e o primeiro na categoria ‘tecnologia’.

Entre as personalidades que morreram, Prince encabeça os cinco mais procurados. Depois aparecem David Bowie, Christina Grimmie, Alan Rickman e Muhammad Ali.

Confira a lista completa e o vídeo AQUI.