O Facebook informou nesta quarta-feira que seus lucros subiram 186% no segundo trimestre em relação há um ano, para 2 bilhões de dólares, superando a maioria das previsões dos analistas.

O Facebook registrou no período um salto de 59% nas receitas, a 6,44 bilhões de dólares, em sua maioria pela publicidade on-line. Os analistas esperavam que o volume de negócios chegasse a 6,002 bilhões de dólares.

As ações do Facebook subiram 7% nas operações eletrônicas da bolsa de Nova York.

“Nossa comunidade e os negócios tiveram outro bom trimestre”, disse o fundador do Facebook e diretor-executivo da corporação de internet, Mark Zuckerberg.

A base global de usuários ativos mensais, uma medida chave para as redes sociais, chegou a 1,701 bilhão -15% a mais do que no mesmo período de 2015 e acima dos 1,65 bilhões do trimestre anterior.

“Estamos particularmente satisfeitos com nosso progresso em matéria de vídeo, quando caminhamos para um mundo onde o vídeo está no coração de todos os nossos serviços”, destacou Zuckerberg.

O Facebook domina o espaço dos meios sociais assim como a publicidade on-line do setor. Além disso, se desenvolve em diversas áreas como mensagens instantâneas, realidade virtual e outras categorias.

A firma de pesquisa de mercado eMarketer estima que o Facebook tenha dois terços das receitas de publicidade em meios de comunicação, à frente de concorrentes como o Twitter, que nesta semana apresentou resultados decepcionantes.