Ler é ampliar o conhecimento, desbravar lugares novos, estimular a criatividade e se divertir muito. Compartilhar livros é simples e incentiva os leitores a buscar boas histórias.

Desde 2014, a Lojas Americanas patrocina o projeto Livros nas Praças, que acabou de concluir sua primeira temporada de 2017. De abril a julho, o ônibus-biblioteca circulou pelo Rio de Janeiro, passando por bairros como
Leme, Madureira, Mangueira, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Saúde, Tijuca, Triagem e Urca. No município de Nova Iguaçu, estacionou na Praça Imperatriz, uma das preferidas dos moradores.

Sala de leitura dentro do ônibus biblioteca (Crédito:Mauricio Santana)

Em todos os locais por onde passou, alcançou seu objetivo de levar os livros para mais perto de crianças, jovens e adultos. Nessas 13 semanas, quase 8 mil pessoas participaram do projeto, cujo acervo é formado em mais de 80% por autores brasileiros, e que também oferece obras em braile, audiobooks, títulos de literatura afro-brasileira e indígena. Cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção dispõem de uma estrutura especial que facilita o seu acesso ao ônibus-biblioteca e às prateleiras.

Mas a grande força desse projeto é multiplicar leitores: o Livros nas Praças leva muitos jovens a incentivar seus pais a ler. Observa-se também o movimento contrário: pais estimulam seus filhos a conhecer o rico universo da literatura.

A segunda temporada de 2017 começará em agosto e a expectativa é que ultrapasse 20 mil leitores. A iniciativa de levar cultura para perto dos brasileiros faz parte dos esforços de responsabilidade social da Lojas Americanas.