31/08/2017 - 15:05
Ler é ampliar o conhecimento, desbravar lugares novos, estimular a criatividade e se divertir muito. Compartilhar livros é simples e incentiva os leitores a buscar boas histórias.
Desde 2014, a Lojas Americanas patrocina o projeto Livros nas Praças, que acabou de concluir sua primeira temporada de 2017. De abril a julho, o ônibus-biblioteca circulou pelo Rio de Janeiro, passando por bairros como
Leme, Madureira, Mangueira, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Saúde, Tijuca, Triagem e Urca. No município de Nova Iguaçu, estacionou na Praça Imperatriz, uma das preferidas dos moradores.
Em todos os locais por onde passou, alcançou seu objetivo de levar os livros para mais perto de crianças, jovens e adultos. Nessas 13 semanas, quase 8 mil pessoas participaram do projeto, cujo acervo é formado em mais de 80% por autores brasileiros, e que também oferece obras em braile, audiobooks, títulos de literatura afro-brasileira e indígena. Cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção dispõem de uma estrutura especial que facilita o seu acesso ao ônibus-biblioteca e às prateleiras.
Mas a grande força desse projeto é multiplicar leitores: o Livros nas Praças leva muitos jovens a incentivar seus pais a ler. Observa-se também o movimento contrário: pais estimulam seus filhos a conhecer o rico universo da literatura.
A segunda temporada de 2017 começará em agosto e a expectativa é que ultrapasse 20 mil leitores. A iniciativa de levar cultura para perto dos brasileiros faz parte dos esforços de responsabilidade social da Lojas Americanas.