Edição nº2492 15.09 Ver edições anteriores

Lei é lei

As circunstâncias em que o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a empresários canadenses que a Reserva Nacional do Cobre e Associados, na Amazônia, seria extinta e sua exploração leiloada entre empresas privadas, cinco meses antes do anúncio formal no Brasil, não podem ser esquecidas agora que o governo federal paralisou a iniciativa, segundo portaria no Diário Oficial da União. Além do necessário debate com movimentos sociais, ambientalistas e centros de pesquisa, o episódio precisa ser investigado, inclusive pela Comissão de Ética da Presidência da República. Isso porque fazem parte do Código de Conduta da Alta Administração Federal inúmeros requisitos para ocupar a função pública, como o de não vazar informações sigilosas.

PSDB
Muito próximos

João Doria anda fazendo juras e mais juras de fidelidade a Geraldo Alckmin. E segue conversando por aí, no Brasil e no exterior. Um de seus interlocutores mais constantes é o empresário Benjamin Steinbruch, presidente da CSN.

Fundo
Ficou no papel

Está prevista para 24 de outubro a próxima reunião do Comitê de Investimentos do FI-FGTS, fundo que usa parte do dinheiro do FGTS para aplicar em projetos de infraestrutura. Em que pese a sua importância, os dois últimos encontros do colegiado não aconteceram. Faltou quorum, algo comum nas sessões da Câmara dos Deputados e do Senado. Por isso, nenhuma decisão a respeito de uma proposta de campanha de publicidade institucional do FGTS para 2018, estimada em R$ 20 milhões. A divulgação prevista para esse ano, com custo previsto de R$ 30 milhões, também não sairá: não dá mais tempo de escolher uma agência.

Judiciário
Que herança!

Marcos Oliveira

Raquel Dodge vai assumir a Procuradoria-Geral da República dia 18 com um ônus que jamais recaiu sobre outros ocupantes do cargo. Terá de decidir sobre as “flechadas” de Rodrigo Janot – a última delas suspendendo o acordo de delação premiada de Joesley Batista e executivos da JBS. Pode anular ou confirmar os atos, mas não ao som de apitos e chocalhos, como fazem os índios em seus costumes tribais. Os olhos do País estarão voltados para Dodge.

Trabalho
Mãos dadas

Divulgação

Uma reaproximação ocorreu em Brasília nessas semanas que antecedem a entrada em vigor da reforma trabalhista. Seis anos após abandonarem o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, cinco confederações patronais estão de volta. A CNI, CNA, CNC, CNT e o Consif (sistema financeiro) se mandaram inconformadas à época com a interferência do então ministro do Trabalho, Carlos Lupi, numa eleição para escolha do presidente do Codefat. O gesto quebraria tradicional sistema de rodízio ao cargo, entre empregador e empregado. A composição ampliada trará melhores debates e decisões ao Codefat.

Brasil
Faca nos dentes

Coube ao ministro Dias Toffoli, do STF, encerrar o 1º Congresso Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros, dia 2, em João Pessoa (PB). Ele aproveitou a oportunidade para contestar a tese de que a Justiça brasileira não pune os corruptos. Segundo ele, tribunais de norte a sul do País já cassaram mais mandatos do que o regime militar.  Arrancou aplausos das cerca de 2 mil pessoas no auditório.

Agricultura
Devagarinho

Faz seis meses que o ministro Blairo Maggi anunciou novas regras de inspeção da indústria de carnes, no rastro da Operação Carne Fraca. As medidas estão “abatidas” na Secretaria Executiva da Agricultura, entre elas, a que dá autonomia ao Serviço de Inspeção Federal. Os gerentes estaduais pelo SIF se reportariam ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, em Brasília, e não a chefes locais. Também as indústrias zelariam pela segurança e especificação dos produtos, com o SIF auditando o autocontrole dessas empresas. Com mais de 200 deputados e senadores, a Frente Parlamentar da Agricultura irá em audiência a Blaggi cobrar a promessa nos próximos dias.

Antonio Cruz/ Agência Brasil

STF
Diversidade religiosa

Diante do crucifixo na parede do plenário do STF, o julgamento sobre ensino religioso nas escolas públicas será retomado no dia 20. O placar está 3 x 2 para que as aulas ensinem aspectos sociais e práticos de todas as crenças, inclusive do ateísmo – a descrença total em Deus. “O colégio público fala para o filho de todos, fala para os fiéis”, acentuou o relator, ministro Luís Roberto Barroso. Casos de empate no órgão ou definições que ficam para o último voto são frequentes no supremo e, tudo faz crer, caberá à fervorosa presidente Carmén Lúcia decidir a questão.

Política
Alegria na Ásia

Michel Temer já estava de pé na madrugada de Xiamen, na China, na segunda-feira 4, antes de Rodrigo Janot fazer o pronunciamento admitindo anular a delação de Joesley Batista e de seus executivos na JBS Ricardo Saud e Francisco de Assis e Silva.  Leu as notícias na internet e recebeu diversos parlamentares da comitiva antes de falar com os jornalistas no saguão do Marco Polo Hotel, onde estava hospedado, para a cúpula dos Brics. Um dos interlocutores falou da satisfação do presidente em começar o dia com um bom motivo.

Indústria
Brasil abafado

A previsão para o setor de ar condicionado residencial aponta para a comercialização de 2,2 milhões de unidades de splits esse ano, além de 412 mil aparelhos de janela – 10% a mais que em 2016. A informação é da Abrava, a entidade da indústria de aparelhos de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento. Os dados provam outra concentração brasileira. Segundo o IBGE, só 17% (68 milhões) dos lares nacionais têm o conforto.

Eleições 2018
Sonho doméstico

Suamy Beydoun

Rodrigo Maia quer aproveitar a fase de grande visibilidade como presidente da Câmara para alavancar o pai nas eleições de 2018. Defende a pré-candidatura de Cesar Maia ao governo do Rio de Janeiro pelo “novo” DEM – uma espécie de Centrão nacional. O vereador foi prefeito carioca. O plano traçado prevê sua reeleição à Câmara dos Deputados, onde lutaria por um novo mandato no comando da Casa.

Economia
Dinheiro na rede

Divulgação

Primeira plataforma independente para transferências internacionais autorizada pelo Banco Central, a Remessa Online fez uma pesquisa com sua base de clientes e identificou que quase metade (47%) do envio de dinheiro para o exterior em junho foi entre contas de um mesmo titular. Para investimentos lá fora a taxa ficou em 15%. “Os investidores acreditam que o cenário econômico não irá piorar, mas demonstram diminuição na expectativa de retomada acelerada do PIB em 2018”, diz Fernando Pavani, CEO da empresa.

Cultura
Rouco de ouvir

Divulgação

Secretário da Cultura de Belo Horizonte, empossado na segunda-feira 4, o ex-ministro Juca Ferreira, baiano, quer virar um bom mineiro. Em dois meses de preparação para assumir a pasta (no estado havia só uma fundação cultural), ele conversou com cerca de 1.500 pessoas. Boa parte, claro, em audiências coletivas. Ficou convicto de que tem um desafio enorme pela frente.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.