Em outro artigo, neste mesmo espaço, falei da revolução silenciosa que está acontecendo na Educação do Estado de Santa Catarina, especialmente liderada pelo movimento Santa Catarina pela Educação (www.santacatarinapelaeducacao.com.br). Uma das melhores “sacadas” do movimento foi envolver a juventude catarinense. Isso vem se dando por diferentes canais de articulação e mobilização, com destaque para os jovens embaixadores da educação – duas lideranças juvenis, no campo da educação e da articulação social, por cada regional do Estado, totalizando 32 lideranças.

A razão para esse envolvimento é simples, sem a participação dos jovens, e principalmente sem ouvi-los, será muito difícil, por exemplo, ter um Ensino Médio compatível com suas aspirações de vida futura, seja no campo profissional ou pessoal. O jovem quer uma escola que caiba na vida, que seja capaz de dialogar com seu dia a dia, e isso ele não encontra (ainda) em nosso país. A esperança está no novo Ensino Médio, mas seu eventual sucesso passará necessariamente pelo engajamento dos jovens no processo de implementação.

Foi pensando assim que o movimento Santa Catarina pela Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, iniciou um projeto pioneiro: “Workshop Conexão Jovem 2017” que será a maior mobilização de jovens na história de Santa Catarina para debater o tema Educação. Essa iniciativa tem como principal objetivo promover o diálogo entre os jovens catarinenses acerca deste tema, com ênfase na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, resultando na elaboração de um documento com as principais proposições apresentadas pelos jovens.

Em 16 de setembro próximo, 3.200 jovens estarão se reunindo em 16 eventos simultâneos, que acontecerão em 16 cidades catarinenses, todos seguindo a mesma programação. Para colocar em prática esse projeto, em cada uma das 16 regionais, os Jovens Embaixadores da Educação formaram o seu Time dos 7.  Esses 16 times, que totalizam 112 Jovens, serão os principais responsáveis pela organização do Workshop Conexão Jovem 2017.

Além deste momento presencial, que será o ápice do processo de mobilização, uma grande movimentação já vem acontecendo nas redes sociais (mais especificamente no Facebook) desde março último. Atualmente essa mobilização conta com mais de 80.000 jovens! Outro diferencial do Workshop Conexão Jovem 2017 é forma de ingresso no evento presencial de setembro próximo. O acesso será por meio de doação de livros de literatura ou material escolar, que serão posteriormente entregues às escolas da rede pública de ensino, numa perspectiva de beneficiar mais de 4.000 alunos.

Contudo, o principal resultado do Workshop Conexão Jovem 2017 será, na verdade, a materialização da visão dos jovens catarinenses sobre a educação, registrada em um documento que terá como título “A Educação catarinense pelo olhar dos jovens”. A pretensão, com essa publicação, é poder influir/contribuir na definição de políticas púbicas da Educação.

É assim que o Movimento Santa Catarina pela Educação pensa e age em prol de uma Educação para todos, articulando, mobilizando os jovens, como grandes protagonistas sociais em prol da mais importante de todas as causas: a Educação de qualidade, que possa prepara-los para um desenvolvimento pleno, como apregoa a Constituição Federal no seu Artigo 205, ao estabelecer que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.