São Paulo, 1 – A consultoria INTL FCStone revisou para baixo as estimativas de produção de milho na primeira safra (de verão) de 2018/19. De acordo com o levantamento de outubro, divulgado nesta segunda-feira, 1º de outubro, a projeção de área de plantio recuou 0,21% ante o relatório de setembro, para 5,18 milhões de hectares. A expectativa de produção caiu 0,49% na variação mensal, a 27,08 milhões de toneladas.

Apesar dos recuos, o volume projetado para a colheita do cereal ainda está 1,01% acima do registrado na safra 2017/18. Na semeadura, a perspectiva atual também é 2,04% maior que a área plantada na safra passada.

“Essa recuperação de parte da área no verão ocorre em meio ao contexto de preços mais fortalecidos do milho, que predominou durante praticamente todo o ano”, explica Ana Luiza, analista de mercado da consultoria.

A produtividade esperada está em 5,22 toneladas por hectare que, assim como a expectativa para a soja, não representa um nível recorde, mas continua acima da média histórica.