Em Cartaz

Imagens que marcaram o ano

World Press Photo exibe na Caixa Cultural Rio de Janeiro 154 dos mais impactantes registros do fotojornalismo mundial

Crédito: Cameron Spencer/Getty Images

VOO O francês Gael Monfils por Cameron Spencer: foto superou as de Usain Bolt nos jogos Rio-2016 (Crédito: Cameron Spencer/Getty Images)

O mais importante concurso internacional de fotojornalismo chegou em 2016 à 60ª edição com um total de 80.408 imagens inscritas por 5 mil fotógrafos de 126 nacionalidades. Até 18 de junho, 154 imagens que participaram da seleção do World Press Photo estarão expostas na Caixa Cultural Rio de Janeiro. O material cobre temas variados: política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. O Brasil tem uma participação expressiva, com dois fotógrafos premiados — além de várias imagens realizadas no País, sobretudo em virtude da Rio-2016.

O brasileiro Lalo de Almeida, do jornal “Folha de S. Paulo”, recebeu o segundo lugar na categoria Assuntos Contemporâneos com um ensaio sobre bebês com microcefalia, vítimas do vírus da Zika no Nordeste do País.

Também brasileiro, Felipe Dana, que trabalha para a agência The Associated Press, ficou en terceiro lugar na categoria Notícias em Destaque, com a imagem “Batalha por Mosul”, feita no Iraque. As fotografias vencedoras em oito categorias, realizadas por 45 fotógrafos de 25 países. estão no site www.worldpressphoto.org/collection/photo/2017.