SÃO PAULO, 18 SET (ANSA) – Um homem da província de Sichuan, na China, está sendo investigado pela polícia por se oferecer a cortar as cordas vocais de cachorros “barulhentos”.   

O homem, conhecido como Zeng, instalou uma “clínica veterinária” improvisada em sua rua e realizava as cirurgias em cima de uma mesa. Com a duração de cerca de cinco minutos, ele cobrava pelo serviço entre US$ 8 e US$ 12, dependendo do tamanho do animal.   

A investigação do caso foi anunciada hoje (18), após algumas notícias sobre o procedimento ser publicado nos principais veículos de comunicação da cidade. Um vídeo da “cirurgia” também circula nas redes sociais e vem causando revolta de ativistas.   

Zeng, que não tem licença veterinária, não anestesiava os animais e, além disso, não trocava e nem limpava a tesoura que utilizava para cortar as cordas vocais dos cachorros. Segundo as autoridades, a “clínica” improvisada foi fechada. Os clientes de Zeng informaram que procuraram pelo serviço, pois seus pets era muito “barulhentos” e incomodavam os vizinhos.   

O procedimento cirúrgico mais apropriado para diminuir o latido do cachorro consiste na redução das cordas vocais do animal, mas sem a remoção total das cordas.(ANSA)