Edição nº2480 23.06 Ver edições anteriores

Google anuncia novos óculos de realidade virtual da linha Daydream

Novos óculos baseados na plataforma Google Daydream funcionarão de modo independente e não precisarão de um smartphone. Projeto será feito em parceria com fabricantes de hardware, como HTC e Lenovo

Design de protótipo dos novos óculos da linha Daydream, que poderão funcionar sem a necessidade de um smartphone
Design de protótipo dos novos óculos da linha Daydream, que poderão funcionar sem a necessidade de um smartphone (Crédito:Reprodução/Google)

O Google realizou nesta quarta-feira a edição 2017 do Google I/O, evento voltado para desenvolvedores. Entre os anúncios feitos na apresentação, um dos mais interessantes é um novo modelo de óculos de realidade virtual da linha Daydream, que funcionará sem a necessidade de ser acoplado a um smartphone. O Google atualmente já produz o Daydream View, óculos de realidade virtual. Ele, porém, depende de um smartphone para funcionar e não é compatível com todos os modelos no mercado.

Óculos da HTC com base no Daydream chegarão ao mercado nos próximos meses
Óculos da HTC com base no Daydream chegarão ao mercado nos próximos meses (Crédito:Reprodução/HTC)

Os novos óculos funcionarão de modo independente e não precisarão de um smartphone. O projeto anunciado hoje pelo Google será feito em parceria com fabricantes de hardware, como HTC e Lenovo.

Estas fabricantes produzirão os novos óculos com base na plataforma Daydream, do Google. A HTC já anunciou que seus óculos com base em Daydream farão parte da linha Vive.

Google Lens

Outra novidade apresentada no evento é o recurso Google Lens.

De modo geral, o objetivo do Google Lens é fazer com que a câmera do smartphone fique mais inteligente, reconhecendo objetos do mundo real. Indo além, o Lens também vai sugerir ações diferentes, dependendo do tipo de objeto reconhecido. Em um exemplo mostrado no evento, o Google Lens reconhece uma flor e determina sua espécie quando a câmera do celular é apontada para ela.

Em outro exemplo, o Google Lens reconhece o código de barras de uma rede Wi-Fi e sua senha, e então conecta o usuário a essa rede automaticamente. Com o Lens, o usuário também pode apontar a câmera do celular para um restaurante e obter mais informações sobre ele. Algumas dessas funções já existem e podem ser acessadas com aplicativos específicos, mas a integração do Lens com o Assistant (o assistente pessoal acionado por voz do Google) promete mais utilidades para aplicações de realidade aumentada.

Google Assistant em português

Para o Brasil, uma novidade bem relevante é que o Google Assistant, assistente de voz do Google, ganhará suporte para o português do Brasil. Isso significa que será possível usar comandos de voz para acionar uma série de ações do smartphone.

Mais novidades do Google I/O 2017

– O assistente pessoal Google Assistant terá versão para iPhone

– Versão beta do Android O (a próxima versão do Android) chegará em breve para celulares Pixel e Nexus

Tópicos

Google

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos sues clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.