O meia Giuliano deixou o Zenit St. Petersburgo, da Rússia, para se tornar jogador do Fenerbahçe, da Turquia. O brasileiro, de 27 anos, convocado por Tite para as duas próximas partidas do Brasil pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018 – contra Equador e Colômbia – chegou a Istambul nesta sexta-feira para realizar exames médicos e assinar um contrato de quatro anos.

Giuliano vinha sendo pouco aproveitado no clube de São Petersburgo – com o qual ainda tinha mais três anos de vínculo – devido à mudança da filosofia implementada pela nova diretoria e devido à chegada do treinador italiano Roberto Mancini, que substituiu o romeno Mircea Lucescu.

A troca da comissão técnica provocou alterações no elenco e a saída dos jogadores brasileiros. Além de Giuliano, o volante Hernani, ex-Atlético Paranaense, foi emprestado ao Saint-Éttiene, da França. E o meio-campista Maurício, ex-Fluminense, pediu para ser negociado.

O meio-campista Giuliano vai defender a sexta camisa diferente em dez anos de carreira – na qual marcou 93 gols em 474 partidas disputadas. Natural de Curitiba, ele foi revelado pelo Paraná Clube e passou por Internacional, Grêmio e Dnipro (Ucrânia), antes de chegar ao Zenit. Agora, terá sua primeira experiência no futebol turco. Pela seleção brasileira, Giuliano teve a sua primeira convocação em 2010, com o técnico Mano Menezes.