Enquanto esta reportagem estava sendo escrita, Anitta rebolava, junto da cantora drag queen Pabllo Vittar, no meio do deserto do Saara, no Marrocos, para o clipe da canção “Sua Cara”, gravada com o grupo norte-americano de música eletrônica Major Lazer.

Antes, a brasileira tinha passado pelos Estados Unidos, onde se apresentou no programa do comediante Jimmy Fallon, ao lado da celebridade teen Iggy Azalea (o show das duas foi o vídeo mais visto no canal do programa no YouTube nos últimos dois meses, superando até mesmo a participação de Katy Perry no talk-show).

No México, onde teve um affair com o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a artista participou dos dois programas de entrevista mais populares do país. Em países tão distantes quanto Coreia do Sul e Noruega, fãs imitam o famoso movimento de quadris da cantora.

Anitta caminha para ser tornar a nova estrela da música pop internacional, seguindo os passos da colombiana Shakira e da americana Beyoncé, que se tornaram referência global na capacidade de rebolar, seduzir fãs e faturar centenas de milhões de dólares.

O pontapé inicial na carreira internacional foi o lançamento do clipe da música em espanhol “Paradinha”, uma maneira mais fácil dos estrangeiros falarem “quadradinho”, movimento que ela faz com a bunda e que causa frenesi nos admiradores. No dia do lançamento do vídeo, Anira, como é chamada lá fora, registrou recordes de visualizações no Youtube e Spotify Brasil. “Na hora de escolher uma música para gravar, eu levo em consideração a minha sensação”, disse Anitta à ISTOÉ. “Se eu sentir que a música é um hit, que empolga, eu gravo. Mas é uma coisa que vem de dentro, não tem fórmula.”

HIT “Show das Poderosas”, lançado em 2014, foi um marco na carreira da cantora (Crédito:Divulgação)

A fama não é novidade para Anitta, que aos 17 anos se tornou referência do funk nacional e que no ano passado se apresentou para bilhões de fãs que assistiram à abertura da Olimpíada do Rio pela tevê. Hoje, aos 24, ela tem uma estratégia desenhada para emplacar no mercado internacional. Para chegar onde está, a artista estudou meticulosamente seus passos.

Dois anos antes da estreia da música em espanhol, passou a aproveitar qualquer espaço na agenda para viajar para fora do País com o objetivo de melhorar a pronúncia do inglês e, principalmente, se encontrar com produtores internacionais. A introdução no mercado fonográfico foi homeopática, como ela mesma define. Primeiro, lançou em julho do ano passado a música “Sim ou Não”, com o colombiano Maluma. A estratégia era tornar o ritmo reggaeton mais conhecido no Brasil, para que assim que lançasse o hit em espanhol não perdesse o público brasileiro, que poderia estranhar a língua.

Rapper australiana

Além disso, Anitta fez uma parceria com a rapper australiana Iggy Azalea. A estratégia foi inteligente. Anitta canta em inglês, mas não está sozinha, aliviando assim a questão do sotaque. Por fim, estreou a “Paradinha”, em um evento também cuidadosamente pensado.

Na data do lançamento, concentrou toda sua equipe no mesmo lugar para executar uma estratégia que já tinha sido estabelecida com semanas de antecedência. No dia, a cantora deu três entrevistas coletivas, e cuidou de como a música seria divulgada em cada rede social. Deu certo e o clipe bombou. “Eu pretendo primeiro esperar as respostas desses meus passos iniciais. E, dependendo delas, vou dando os próximos”, disse.

Segundo o professor Rodney Nascimento, do curso de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Brasil nunca teve uma cantora como Anitta, que é um caso de gestão de marketing bem administrada. “A evolução dela como artista pode ser comparada à de Madonna”, diz Nascimento. Ele explica que a pop star começou nos Estados Unidos, se conectou ao público americano e depois ganhou o mundo. A brasileira está fazendo a mesma coisa.

Primeiro conquistou as pessoas com músicas em português, sua língua nativa, cuidou da aparência, se aliou a grandes produtores e marcas. Tudo o que faz uma celebridade. “Foi muito bem pensado desde o início”, afirma o professor, que chama a atenção para uma faceta muito importante da personalidade da cantora. “Ela é inteligente, tem uma percepção da carreira diferente, acompanha de perto, não entrega a empresários, estuda muito.” Para a professora Vera Pacheco, do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Anitta construiu uma marca própria, um funk diferente, fez a gestão dessa marca e conquistou um mercado que deve crescer. “Ela acertou no gosto do entretenimento.”

Além das estratégias fonográficas, Anitta se destaca por suas opiniões e atitudes fora do palco. Desbocada, a brasileira comenta sobre machismo, autoestima e admite ser gente como a gente.

Não se aflige com as polêmicas que provoca entre seus milhares de seguidores nas redes sociais. “Eu acho que se a gente se preocupar muito com a repercussão das coisas, acaba não sendo a gente mesmo, cria uma personagem”, afirmou. “E não é isso o que eu quero. Procuro ser verdadeira. A verdade tem um preço, mas faz parte da vida. Quando escolhemos ser verdadeiros, pagamos por isso. E eu não me importo.”

A artista, que nasceu numa família humilde, procura manter hábitos simples. Costuma frequentar, no anonimato, um baile da Baixada Fluminense, onde nasceu, e já confessou que adora lavar banheiro. É avessa à exposição da vida pessoal, mas seu nome sempre costuma ser associado a algum romance.

No momento, o eleito seria o empresário Thiago Magalhães, 25 anos, sócio de uma empresa de eventos musicais e de turismo, que ela teria conhecido nos bastidores de um programa de tevê. Eles estariam saindo desde o início do mês e jantado no Dia dos Namorados.

Sobre esse assunto, a cantora disse o seguinte à ISTOÉ: “ Se eu quiser viver um romance, é super possível. É só querer. Quando a pessoa quer, tudo acontece.” A presença de uma dançarina gorda em seu time de poderosas, como são conhecidas suas parceiras de shows, também gerou repercussão positiva e trouxe mais fãs para a cantora.

O passado simples foi deixado para trás há algum tempo. Anitta mora em uma mansão de três andares em um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde moram muitos atores globais. Na residência, ela vive com a mãe Mirian, o irmão, três cachorros e um porquinho-da-índia.

A casa é avaliada em R$ 10 milhões. Se a artista é reservada para falar da vida pessoal, é muito mais para divulgar cifras da carreira. Não fala quanto cobra para fazer shows e fica azeda quando é perguntada sobre o patrimônio. “Não abrimos valores”, limita-se a dizer. O que ela sabe, e milhões de fãs também, é que está perto de se tornar a nova estrela da música pop internacional.

No topo do mundo
Os impressionantes números de Anitta

– O clipe “Paradinha” teve 500 mil visualizações em menos de uma hora no Youtube, mais de sete milhões em 24 horas e já ultrapassou 40 milhões de visualizações duas semanas após o lançamentoO clipe “Paradinha” teve 500 mil visualizações em menos de uma hora no Youtube, mais de sete milhões em 24 horas e já ultrapassou 40 milhões de visualizações duas semanas após o lançamento.

– Anitta está em 15º lugar no ranking Social 50 da Billboard, que lista os 50 cantores do mundo mais influentes nas redes sociais. A brasileira está na frente de celebridades como Rihanna, Shakira e Beyoncé

– No Twitter, ela tem quase cinco milhões de seguidores. Já a página oficial da cantora no Facebook tem mais de 13 milhões de curtidas. Mas a rede social em que a brasileira faz mais sucesso é o Instagram: são mais de 20 milhões de fãs acompanhando suas fotos

– “Paradinha” é a música mais tocada no Spotify Brasil – o sucesso da brasileira desbancou o hit Despacito. No aplicativo, desde que ele foi lançado no Brasil, é a quarta mulher mais ouvida no país. A primeira é RihannaAnitta foi a primeira brasileira a participar do programa de Jimmy Fallon, um dos líderes de audiência da tevê americana.

Na intimidade

Anitta mora em uma mansão de três andares e 600 metros quadrados em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Especula-se que a casa custe mais de R$ 10 milhões, mas a cantora é avessa a divulgar cifras relativas a seu patrimônio. Na residência, ela mantém mil peças de vestuário e mais de 400 pares de sapatos.