A agência de exploração espacial japonesa (Jaxa) lançou neste domingo um foguete experimental destinado a colocar satélites em órbita, mas pouco depois anunciou que a missão havia falhado.

“O experimento fracassou”, declarou Hiroto Habu, responsável pelo programa dentro da Jaxa, em coletiva de imprensa três horas após o lançamento.

“Vamos examinar as causas dos problemas e decidir que medidas tomar” no futuro, acrescentou, salientando, porém, que poderia aprender muito com esta tentativa.

Depois de ser adiado várias vezes devido ao mau tempo, o foguete lançador decolou no domingo pouco depois das 08H30 local (21h30 de sábado no horário de Brasília) a partir de uma base no sudoeste do arquipélago

O foguete SS-520 Nº 4, de mais de 9 metros de altura, carregava um mini-satélite de observação da superfície da terra. Depois de abortar a operação, Jaxa indicou que o foguete havia caído “na área marítima planejada”.

O fracasso ocorre após o bom desempenho durante uma dúzia de anos de modelos maiores de foguetes de fabricação japonesa (H-2A, H-2B).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias