A Fitch rebaixou nesta segunda-feira o rating de longo prazo em moeda estrangeira e local da JBS de BB+ para BB. Além disso, a agência rebaixou o rating em escala nacional da companhia de AA+ para AA(bra). Todos os outros ratings da empresa foram colocados em observação para possível rebaixamento.

A Fitch diz que o rating foi rebaixado após executivos da companhia assinarem um acordo de delação premiada com a procuradoria do Brasil, ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O acordo prevê o pagamento de uma multa que totaliza R$ 225 milhões a ser paga pelos executivos, diz a Fitch, que ressalta que o acordo não incorpora potenciais multas incorporadas ou outras ações contra a JBS.

A magnitude do acordo, que inclui a admissão do pagamento de propinas a vários políticos, deve prejudicar a diversidade de fontes de financiamento da JBS e resultar no cancelamento ou ao menos no atraso da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações da unidade internacional da companhia, na avaliação da agência.

No curto prazo, o anúncio deve prejudicar a capacidade da companhia de se expandir e de desalavancar sua estrutura de capital, que era “fraca” para a categoria de rating com uma alavancagem líquida de 4,4 vezes durante 2016, aponta a Fitch.

A observação de ratings para possível rebaixamento reflete a incerteza sobre os resultados legais e o impacto financeiro das investigações em andamento, diz a agência. A Fitch nota que uma elevação do rating “não é considerada no momento”. Multas grandes na Justiça que pressionem a liquidez e a desalavancagem da empresa no curto prazo poderiam levar a um rebaixamento, afirma a agência.

A Fitch realizou as seguintes ações de rating:

O rating de longo prazo em moeda estrangeira e local da JBS foi rebaixado de BB+ para BB; o rating em escala nacional foi cortado de AA+(bra) para AA(bra);

A JBS USA Lux teve o rating de longo prazo em moeda estrangeira e local cortado de BB+ para BB, enquanto as notas com vencimento em 2020 e 2021 da empresa foram rebaixadas de BB+ para BB;

Em relação à JBS USA Finance, notas com vencimento em 2020 e 2021 foram cortadas de BB+ para BB;

No caso da JBS Investments GmbH, notas com vencimento em 2020, 2023 e 2024 foram rebaixadas de BB+ para BB.