A Fifa anunciou nesta sexta-feira a suspensão com efeito imediato da Federação Nacional de Futebol de Guatemala (Fedefut), após a Assembleia Geral da federação guatemalteca se recusar a ampliar o mandato do comitê de regularização estabelecido pela própria Fifa.

“O escritório do Conselho da Fifa decidiu suspender a Fedefut com efeito imediato. A suspensão não será retirada até que a Assembleia Geral da Fedefut ratifique a ampliação do mandato do comitê de regularização -previsto para até 31 de julho de 2017- e adote novos estatutos da federação aprovados pela Fifa”, afirmou a Fifa em comunicado.

A Fifa decidiu em 18 de dezembro de 2015 criar um comitê de regularização para gerir as atividades diárias da Fedefut e adaptar seus estatutos para que cumpram os requisitos do modelo da federação internacional. Outro objetivo era organizar eleições de acordo com as novas normas.

Em setembro, a Fifa decidiu ampliar o mandato do comitê de regularização até 31 de julho de 2017, com o objetivo de dar ao órgão tempo suficiente para colocar em prática o estatuto.

Mas, a Assembleia Geral da Fedefut, realizada em 25 de outubro, decidiu negar essa ampliação, impossibilitando que o comitê continuasse o trabalho.

bur/pm/am

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias