O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, alertou nesta terça-feira que os baixos juros praticados em muitas regiões do mundo podem trazer riscos e que bancos centrais precisam criar uma estratégia para a saída gradual dessa política.

“A política monetária ultra frouxa traz perigos” porque alimenta a complacência em países ao invés de sublinhar a necessidade de reformas econômicas, afirmou Schäuble em uma conferência com líderes empresariais do G-20.

Os comentários foram feitos em um cenário onde o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que se reúne essa semana, ensaia sair desse patamar, ao passo que o Banco Central Europeu (BCE) se diz ainda preso a esse tipo de política.

Na semana passada, o presidente do BCE, Mario Draghi, indicou que os formuladores de política monetária ainda não estão prontos para avaliar uma redução dos estímulos que estão em jogo desde meados de 2014.

Em seu discurso, Schäuble também reiterou que a economia mundial está se beneficiando do livre comércio e da globalização.

“O nacionalismo e o protecionismo nunca são a resposta certa”, disse Schäuble. “Não podemos retroceder da globalização”. Fonte: Dow Jones Newswires.