O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, confirmou neste domingo que a administração de Donald Trump decidiu uma nova estratégia para o Afeganistão depois de um “rigoroso” debate, mas indicou que o anúncio será feito pelo próprio presidente.

Mattis se negou a revelar qualquer detalhe sobre a decisão, que foi anunciada após meses de especulações sobre se Trump, frustrado pela estagnação no Afeganistão após 16 anos, permitiria ao Pentágono aumentar o número de tropas no país.

Mattis, no entanto, parecia satisfeito depois do que descreveu como uma revisão profunda da política por parte do gabinete do presidente e de altos funcionários da área de segurança, na sexta-feira em Camp David.

“Estou muito tranquilo porque o processo estratégico foi suficientemente rigoroso. Ouvimos todos os que tinham imparcialidade”, disse, incluindo funcionários responsáveis pelo financiamento do esforço.

Trump tinha várias opções sobre a mesa, desde apoiar o país até a intensificação dos esforços americanos para derrotar os talibãs. Em junho, Trump deu a Mattis o poder de aumentar o número de tropas – atualmente em 8.400.

“O presidente tomou as decisões estratégicas”, afirmou Mattis, e agora “precisa do fim de semana para reunir seus pensamentos sobre como vai explicar ao povo americano”.

Mattis estava neste domingo na Jordânia para uma viagem de cinco dias pelo Oriente Médio e leste da Europa.