O banco BNP Paribas (BNPP) foi multado em 350 milhões de dólares por operações cambiais “ilegais, inseguras e impugnáveis”, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

A multa foi aplicada pelo organismo de supervisão bancária de Nova York (DFS) e as acusações incluem operações falsas, manipulação de cotações, utilização de informação confidencial para lucrar em prejuízo dos clientes e induzi-los ao erro, disse a entidade em um comunicado.

De 2007 a 2011 o banco “prestou pouca ou nenhuma atenção à supervisão a seus negócios em moeda estrangeira o que permitiu aos operadores do BNPP e a outros violar leis do estado de Nova York (…) e abusar repetidamente de seus clientes”, disse María T. Vullo, superintendente de Serviços Financeiros

O BNPP, cuja sede fica em Paris, opera em pelo menos 75 países e sua filial de Nova York é controlada pela DFS.

O esquema abrangeu transações em várias moedas, entre elas o iene do Japão e o rand da África do Sul.

Como parte de um acordo com as autoridades, o banco apresentará planos para melhorar a vigilância e a legalidade de suas transações cambiais, disse a DFS.

O banco disse que lamenta “profundamente a má conduta passada” e afirmou que “significou uma clara ruptura com os elevados padrões com os quais o Grupo BNPP opera.