A liderança é uma das características mais buscadas nas grandes empresas. De acordo com estudo realizado recentemente pela Fundação Instituto de Administração (FIA), existem sete tipos de líderes: educador, democrático, direcionador, maternal, coercitivo, bloqueador e inspirador. E, segundo a pesquisa da FIA, a capacidade de inspirar é a característica mais presente (31,9%) nos gestores das 100 melhores empresas para trabalhar.
Para o especialista em liderança Fabrini Viguier, a capacidade de inspirar é uma das principais habilidades de um líder porque essa competência resulta em seguidores. Graduado em Liderança Avançada pelo Haggai Institute, nos EUA, e pastor da Igreja Plena Icaraí, em Niterói (RJ), ele destaca a importância dessa característica em líderes de sucesso.
“Um líder é alguém a quem as pessoas seguem voluntariamente. Todos os líderes têm algo em comum: seguidores. Trata-se de uma pessoa capaz de inspirar e encorajar outros a realizarem feitos importantes em suas vidas. Para mim, líderes de sucesso são aqueles e aquelas que conseguem ajudar as pessoas a vencerem desafios, extraindo delas aquilo que possuem de melhor”, explicou Fabrini Viguier.
Na posição de pastor, Fabrini explica que a coerência entre o que se diz e o que se faz é outra das premissas básicas do seu modelo de liderança. Além disso, Viguier – que fala diariamente sobre liderança e outras virtudes para os seus mais de 27 mil seguidores nas redes sociais -, também ressalta a importância da fé.
“Uma das funções mais básicas de um pastor é acompanhar de perto as pessoas de sua comunidade. Uma outra atividade fundamental é lembrar àqueles que pastoreia a respeito das lições mais importantes da fé: amar a Deus de maneira sincera e ao próximo com a mesma intensidade com que amam a si mesmos”, destacou.
“Essa tarefa pedagógica precisa ser realizada com palavras e exemplo de vida. Assim, pastores precisam liderar pelo que ensinam em seus púlpitos e por aquilo que demonstram em seus procedimentos. Se o pastor for alguém coerente, que vive aquilo que ensina, naturalmente será um líder forte e inspirador”, completou.
Fabrini Viguier ainda aponta as características que devem estar presentes em um líder inspirador. Segundo ele, o cofundador da Apple Steve Jobs e o ativista político e também pastor Martin Luther King Jr. foram dois exemplos desse estilo de liderança.
“Um líder inspirador precisa ser verdadeiro, transparente e genuíno. As pessoas hoje em dia clamam por valores como honestidade e sinceridade. Elas não suportam mais demagogia, muito menos divergência entre fala e prática. O mundo anseia por homens e mulheres que sejam verdadeiramente apaixonados por aquilo em que acreditam, e dessa forma liderem, seja um movimento social, seja uma empresa”, contou.
“Podemos ver na história líderes visceralmente comprometidos com suas causas e produtos que conseguiram ganhar milhões de corações. Exemplos? O pastor Martin Luther King Jr e Steve Jobs. Ambos, cada um em seu campo de atuação, inspiraram e conseguiram atrair uma legião de seguidores”, concluiu.