MADRI, 21 AGO (ANSA) – As autoridades da Espanha informaram nesta segunda-feira (21) que subiu para 15 o número oficial de mortos nos atentados terroristas de Barcelona e Cambrils, na semana passada, assumidos pelo grupo Estado Islâmico (EI). De acordo com o secretário do Interior da Catalunha, Joaquim Font, o jovem Pau Perez passou a ser considerado uma das vítimas dos atentados. A polícia constatou que ele foi morto pelo terrorista Younes Abouyaaqoub, que ainda está foragido. Seu corpo tinha sido encontrado dentro de um carro que tentou furar um bloqueio policial logo após o ataque em Las Ramblas e a perícia crê que ele era o dono do veículo roubado pelo terrorista.   

Younes Abouyaaqoub é um marroquino de 22 anos apontado como o possível condutor da van lançada contra uma centena de pessoas em Las Ramblas na última quinta-feira (18), em Barcelona.   

No mesmo dia, pela noite, um outro carro com cinco terroristas que levavam cinturões explosivos falsos foi interceptado pela polícia, prevenindo um segundo grande atentado, desta vez em Cambrils.   

Além dos 15 mortos, os ataques deixaram 130 feridos. Médicos legistas já identificaram os corpos e as vítimas são seis espanhois, três italianos, dois portugueses, um belga, um norte-americano e um cidadão com passaporte australiano e britânico e um menino australiano de 7 anos de idade, Julian Cadman. Das seis vítimas espanholas, quatro morreram em Las Ramblas, uma em Cambrils e o outro é o jovem Pau Perez. (ANSA)