Novo-Onix-2016-05 (1)

Não foram poucas as vezes que eu critiquei os ex-campeões Palio e Gol, que dominaram a cena automotiva brasileira durante muitos anos, devido à desatualização técnica de ambos. Esses carros foram ultrapassados em qualidade por vários concorrentes e, por isso, desabaram nas vendas. Recentemente, o Gol melhorou e sua procura subiu imediatamente.

Mas o que é certo é certo: criticados ou não, os modelos da Fiat e da Volkswagen ainda vendem mais do que os contemporâneos Hyundai HB20 e Ford Ka, respectivamente. Recentemente eu mesmo convivi alguns dias com a errônea informação de que o HB20 tinha conquistado o primeiro lugar em vendas. Felizmente não publiquei nenhuma linha sobre isso.

Devido a um press-release divulgado pela Associação Brasileira dos Concessionários Hyundai, a família HB20 (hatch e sedã) passou a ser considerada por muitos como a mais vendida do Brasil. Quando montei o ranking das famílias, entretanto, notei que o HB20/HB20S está atrás do Chevrolet Onix/Prisma.

Prisma (1)

Então fiz uma pesquisa mais abrangente e decidi escrever novamente sobre essa questão das famílias de carros. Nesse ranking, a família HB20 aparece atrás da família Palio e a família Ka perde para a família Gol.

Por que os associação dos revendedores da Hyundai divulgou um press release dizendo que a família HB20 foi a mais vendida em abril? Desinformação ou má fé? Conversei com um dos jornalistas responsáveis pela divulgação dessa notícia e ele me disse que, na visão dele e da associação, carros com nomes diferentes não podem ser considerados da mesma família.

Respeito seu paradigma, mas acho um absurdo! Ora, se HB20 hatch vendeu menos do que o Onix e o HB20S vendeu menos que o Prisma, como ele poderia ter ficado na liderança? Sem dúvida, houve uma forçada de barra nessa imprecisa notícia.

Tal distorção acontece porque o batismo de carros da mesma família com nomes diferentes é quase uma jabuticaba, a fruta que só existe no Brasil. É comum em outros países a utilização de nomes complementares para versões derivadas do hatch, mas neste patropi as montadoras mais tradicionais simplesmente eliminam o primeiro nome. Não chega a ser uma jabuticaba como as picapinhas, mas é raro.

Dessa forma, um Gol sedã vira Voyage, um Gol perua vira Parati e um Gol picape vira Saveiro. Na mesma toada, um Palio sedã vira Siena, um Palio picape vira Strada e um Palio perua vira Weekend e Adventure, embora tenha nascido como Palio Weekend.

O nome, na verdade, é um fator de marketing para destacar ou diferenciar um determinado tipo de carroceria, mas jamais pode ser dissociado do carro original quando for considerada a família do modelo.

Para se ter uma ideia da falta de rigor das próprias montadoras na hora de batizar seus carros, o nome Prisma, atualmente usado pelo sedã derivado do Onix, foi usado durante anos no sedã derivado do Chevrolet Celta. Outro caso emblemático é o Classic. Esse nome já foi complemento do Chevrolet Monza e hoje batiza o Corsa sedã, que há anos é vendido como Chevrolet Classic e, todavia, nasceu como Corsa Sedan.

Mas, afinal, o que define uma família de carros? É a plataforma? Não. Considerar o Peugeot 208 e o Peugeot 2008 como modelos da mesma família equivale a dizer que um bolo de cenoura e uma torta de palmito são iguais porque compartilharam a mesma forma ou o mesmo forno. A modificação na receita de um hatch é enorme para chegar a um SUV de verdade (não falo das versões aventureiras). Portanto, um bolo de cenoura só pode ser considerado da mesma família de um bolo de fubá, por exemplo – e olhe lá.

Voltando aos carros, consideramos da mesma família somente os modelos que tenham a mesma carroceria até a coluna B. As modificações a partir daí (porta-malas saliente, caçamba, entre-eixos maior etc.) não eliminam a familiaridade dos carros.

Apesar da classificação cada vez mais diversificada criada pelas montadoras (compacto, subcompacto, micro-compacto, SUV, SAV, crossover, SUP etc.), a forma dos carros convencionais continua sendo dividida em apenas 10 tipos: hatch, sedã, perua, cupê, conversível, monovolume, SUV, picape, van e furgão. Sendo assim, desconsiderando os nomes das versões derivadas, a lista dos carros mais vendidos do Brasil, no acumulado do primeiro semestre, é a seguinte:

CONFIRA AS VENDAS DOS CARROS POR FAMÍLIAS   Jan-Jun 2016
MODELOHATCHSEDÃPERUA OU MONOVOLUMESUVPICAPE OU FURGÃOTOTAL
CHEVROLET ONIX68.53531.16499.699
FIAT PALIO31.96118.7283.61628.90983.214
HYUNDAI HB2055.92222.97978.901
VW GOL32.48912.13219.30063.921
FORD KA34.57110.36844.939
RENAULT SANDERO26.4159.79736.212
TOYOTA COROLLA31.89131.891
HONDA HR-V30.88230.882
TOYOTA ETIOS16.71413.72030.434
VW FOX26.5021.42527.927
JEEP RENEGADE25.69825.698
FIAT UNO18.3534.89623.249
TOYOTA HILUX5.08116.98822.069
CHEVROLET COBALT11.03710.19421.231
VW UP20.29820.298
RENAULT DUSTER12.0796.54518.624
NISSAN MARCH8.9629.53118.493
FIAT TORO15.74315.743
HONDA FIT13.55213.552
FORD ECOSPORT12.51812.518
CHEVROLET S1049610.56811.064
FORD FIESTA7.8651.2539.118
HONDA CIVIC8.6078.607
HONDA CITY8.3958.395
CHEVROLET CORSA8.2958.295
RENAULT CLIO8.2028.202
VW GOLF3.8523.6646198.135
FORD RANGER6.8366.836
HYUNDAI TUCSON6.7816.781
FIAT MOBI6.3856.385
CITROËN C36.1296.129
FIAT PUNTO5.0189485.966
CHEVROLET CRUZE2.1093.8095.918
CHEVROLET TRACKER5.5265.526
FORD FOCUS3.3792.0525.431
VW AMAROK5.4105.410
PEUGEOT 2085.1645.164
PEUGEOT 20085.0865.086
HYUNDAI IX354.8594.859
CHEVROLET MONTANA4.7784.778
MITSUBISHI L2004.5704.570
NISSAN SENTRA4.1814.181
FIAT DOBLÒ3.2905953.885
CITROEN C3 PICASSO3.3883.388
RENAULT MASTER3.3113.311
FIAT IDEA1.8881.888