A missão europeia Rosetta, que chegou ao fim nesta sexta-feira com a colisão programada da sonda com o cometa 67P, é uma aventura espacial sem precedentes. Dez números chave para entender a sua envergadura:

– 7,9 bilhões de km: a distância total percorrida pela Rosetta desde o seu lançamento. A sonda teve de cruzar 6,5 bilhões de km no espaço fazendo um “jogo de bilhar cósmico” para alcançar o cometa 67P/Churiumov Guerasimenko.

– 12 anos, 6 meses e 28 dias: o tempo transcorrido desde o lançamento da Rosetta, em 2 de março de 2004. Programada inicialmente para durar até dezembro de 2015, a missão foi prolongada até 30 de setembro de 2016.

– 786 dias: o tempo que a sonda passou escoltando o cometa 67P, primeiro acompanhando-o no seu périplo em direção ao Sol, até 13 de agosto de 2015, e depois seguindo-o de perto quando este voltou a se afastar da nossa estrela.

– 720 milhões de km: a distância a que a Rosetta se encontrava da Terra na quinta-feira à noite, quando recebeu a ordem de se deixar cair em direção à superfície do cometa.

– 19 km: a altitude a partir da qual a Rosetta iniciou sua lenta queda livre em direção ao cometa.

– 14 horas: a duração da descida da sonda até a sua colisão programada.

– 40 minutos: o tempo que um sinal enviado pela Rosetta leva para chegar à Terra.

– 100 kg: o peso do robô Philae – que tem o tamanho de uma máquina de lavar – na Terra. No cometa, de baixa gravidade, pesa só um grama. A Rosetta, por sua vez, pesa cerca de três toneladas.

– 1,4 bilhão de euros: o custo total da missão Rosetta, aprovada em 1993 pela Agência Espacial Europeia (ESA).

– 500: o número de cientistas e engenheiros envolvidos neste projeto.

(Fonte: ESA)