Araldo e Romero escreveram para a coluna. Coincidentemente, ambos procuram carros emocionais, mas as dúvidas deles são bem diferentes. Vou tentar ajudá-los, mas antes já quero dar um recado: não vou dar dicas sobre carros usados. É arriscado demais recomendar um carro que você não sabe o histórico de manutenção, portanto sempre vou procurar alguma alternativa no catálogo de modelos zero km, sempre respeitando o orçamento e o gosto do leitor. Então vamos às questões e às respostas.

A DÚVIDA DE ARALDO
Araldo tem uma Kia Besta 2002 para trabalho (e eventuais passeios) e sua mulher tem um Toyota Etios 2015 manual que utiliza para transportar o filho e para outras tarefas do dia-a-dia. Mas Araldo é apaixonado por um Chrysler 300C e encontrou um modelo 2008 com motor 5.7 V8 por R$ 80.000. “Penso em adquirir, mas ao mesmo tempo tenho receio de estar sendo extravagante, pois tem a manutenção, a desvalorização, e vou usar só de vez em quando”.

MINHA SUGESTÃO
Sim, você está sendo extravagante. Um carro enorme como o 300C, com oito anos de uso, certamente vai lhe dar grande despesa de manutenção e principalmente de combustível. Pela Tabela Fipe, o 300C 5.7 V8 ano 2008 está cotado em R$ 90.882. Mas será que é uma boa compra? Se você pensa em trocar a Besta pelo Chrysler para passear com a família, até faz sentido, mas se for só para curtir de vez em quando, quero mudar seu paradigma.

O 300C pesa 1.810 kg e vai de 0-100 km/h em 6,2 segundos. Daí concluo que você quer um carro que tenha boa aceleração. Nesse caso, tenho três sugestões de modelos zero km, bonitos, com excelente motor e que vão lhe proporcionar prazer ao volante:

1) Novo Peugeot 208 GT. Custa R$ 79.790, tem motor turbo de 165 cv e pesa 1.196 kg. Com isso, ele consegue ir de 0-100 em 7,6 segundos. Não é tão rápido quanto o 300C, mas você poderá vender o Etios de sua mulher e usar o carro para as duas finalidades;

Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT (Crédito:Divulgação)

2) O DS 3, da Citroën, é um pouco mais caro (R$ 82.490), mas usa o mesmo motor turbo de 165 cv, tem um visual supercharmoso e sua suspensão durinha garante boa diversão ao volante. Também pode carregar seu filho, mas só tem duas portas. Pesando 1.240 kg, faz 0-100 km/h em 7,3 segundos;

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3) Se quiser um carrinho só para curtir, sozinho, que tal colocar um pouco mais de dinheiro (lembre o tanto que gastaria na manutenção do 300C) e levar para casa um Fiat 500 Abarth? É da grife esportiva da marca italiana e tem duas portas. Divertidíssimo de guiar, tem motor 1.4 turbo, pesa apenas 1.164 kg e faz 0-100 km/h em 6,9 segundos.
Infelizmente, Araldo, não encontrei nenhum sedã grande e rápido para te indicar nessa faixa de preço.

A DÚVIDA DE ROMERO
“Estou em dúvida entre um Veloster, um Civic 2.0 ou 1.8 e um Mercedes C 180 CGI, todos a partir de 2012.”

MINHA SUGESTÃO
Bem, são carros que não têm nada a ver um com o outro. Mas deu para perceber que você pretende gastar entre R$ 50.000 (preço do Veloster 2012) e R$ 82.000 (preço do C 180 CGI 2012). Também vi que a potência pretendida vai dos 128 cv do Hyundai (não é 140 cv, como dizem) aos 156 cv do Mercedes.

Minha sugestão é bem simples. Esqueça todos os carros 2012 e compre um Honda Civic zero km. O Civic LXS 1.8 tem motor de 140 cv e custa R$ 74.278. Já o Civic EXR 2.0 entrega 150 cavalos e o modelo 2016 está cotado em R$ 79.056 pela Tabela Fipe.

Honda Civic EXR
Honda Civic EXR (Crédito:Divulgação)

É verdade que o Civic terá muito em breve uma mudança de geração, com um novo visual, mas se você considera comprar um Veloster, que nem é vendido mais no Brasil, é porque não dá muito bola para essa questão da atualização. Então, vá de Civic, mas zero km (ou quase).


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