Principal conselheiro da Casa Branca e genro do presidente americano, Jared Kushner está entre os homens mais poderosos dos Estados Unidos. Mas poucos conheciam sua voz — pelo menos até agora.

Apesar de ser bastante ouvido por quem trabalha na Casa Branca, Kushner fez um raro comentário público nesta segunda-feira.

Com seu tom de voz de médio a alto, suas vogais longas e consoantes macias, o marido de Ivanka Trump, de 36 anos, leu por cerca de 7 minutos comentários sobre inovação tecnológica.

“Nós criamos metas ambiciosas juntos e habilitamos times de várias agências para atingir nossos objetivos. Está dando certo e é muito animador”, disse ele.

Desde que começou a integrar a administração, Kushner foi alvo de piadas de comediantes por seu silêncio sepulcral.

O intérprete de Trump no programa Saturday Night Live chamou Kushner carinhosamente de “Amélie judia”, em homenagem à silenciosa protagonista do filme francês ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Nos primeiros dias de sua administração, Trump parecia acreditar que não haveria desafio ou conflito difíceis demais para seu genro superar.

Suas tarefas incluíram resolver o conflito entre Israel e palestinos, solucionar a epidemia de opioides nos Estados Unidos e injetar espírito empreendedor na burocracia americana.

Kushner é uma figura carimbada ao lado de Trump no Salão Oval ou no Marine One, helicóptero oficial do presidente, mas raramente é ouvido além dos corredores do poder de Washington.

Conservadores mais linha-dura na Casa Branca veem Ivanka e seu marido — que também é empreendedor imobiliário — como um casal “nova-iorquino progressista”, tentando dobrar o volátil presidente à sua forma de pensar.

O porta-voz Sean Spicer anunciou, nesta segunda-feira, que Kushner irá em breve ao Oriente Médio encontrar os líderes israelense, Benjamin Netanyahu, e palestino, Mahmud Abbas.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias