ROMA, 21 AGO (ANSA) – Pela primeira vez após quase um século, os moradores e turistas do Estados Unidos poderão ver nesta segunda-feira (28) o eclipse solar total que irá cruzar de costa a costa o território norte-americano.   

O evento ocorre quando a Lua cobre o Sol, bloqueando os raios solares e fazendo uma sombra na Terra. O fenômeno que não ocorre há 99 anos está provocando uma grande euforia no país, tanto que milhares de óculos especiais para observar o eclipse já foram vendidos. Já a agência espacial norte-americana, Nasa, está preparando uma grande operação para cobrir o eclipse para todo o mundo. A partir das 13h (no horário de Brasília), a agência iniciará uma transmissão especial com imagens capturadas de diversos pontos.   

Além do site da Nasa, as pessoas também poderão acompanhar o evento pelo Facebook Live e no Youtube.   

A cidade de Lincoln City, em Óregon, será a primeira a acompanhar o fenômeno. Já Charleston, na Carolina do Sul, vai ser a última a ver o eclipse.   

No Brasil, somente os moradores dos estados das regiões Norte e Nordeste poderão assistir parcialmente o evento. O melhor ponto de observação entre as capitais será em Macapá, no Amapá.   

Os eclipses solares não são fenômenos raros, acontecem em algumas zonas do planeta a cada 18 meses. O próximo eclipse total visível da Terra acontecerá em janeiro de 2019, com Chile e Argentina como melhores países para vê-lo.(ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias