O suspeito de chefiar o maior site de pirataria do mundo, o Kickass Torrents, foi detido na Polônia e indiciado ante a justiça nos Estados Unidos por distribuir cópias ilegais de filmes, músicas e outros conteúdos avaliados em 1 bilhão de dólares.

O departamento de Justiça americano apresentou uma denúncia criminal contra o ucraniano Artem Vaulin, de 30 anos, que foi detido na Polônia e é procurado por Washington por violações aos direitos autorais, lavagem de dinheiro e outras acusações.

Vaulin seria o dono do Kickass Torrents (KAT), que nos últimos anos ofuscou o Pirate Bay e outros sites, transformando-se na maior fonte de pirataria online do mundo.

O KAT, que distribui filmes, games, séries, músicas e outros conteúdos online, é o 69º site mais visitado da internet, de acordo com a acusação do departamento de Justiça.

“Ele é responsável por distribuir ilegalmente material protegido pelos direitos autorais no valor de mais de um bilhão de dólares”, afirmou o procurador-geral adjunto, Leslie Caldwell.

As autoridades americanas querem a extradição de Vaulin para que enfrente os processos em um tribunal federal de Chicago, que ordenou a apreensão de uma conta bancária e de sete domínios associado ao site.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A denúncia penal diz que as autoridades rastrearam e identificaram Vaulin através de seus arquivos em sua conta do iCloud.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias